A contabilidade rural tem como principal objetivo permitir que o produtor tenha controle sobre seus ativos financeiros e propriedades. Além de garantir que suas obrigações fiscais e tributárias sejam cumpridas, a contabilidade rural permite que o produtor planeje estratégias para o crescimento do negócio.
É importante dizer que a contabilidade rural, apesar de seguir a lógica de outras empresas, apresenta algumas particularidades que precisam ser conhecidas pelo produtor rural.
Por isso, neste conteúdo, apresentamos 4 pontos que você precisa conhecer da contabilidade rural.
O que é contabilidade rural
A contabilidade rural tem como principal foco o patrimônio de indústrias de produção rural das categorias de produtos primários, agrícolas e zootecnia. Esta área da contabilidade, considera alguns aspectos comuns à produção rural:
- Receitas e despesas;
- Propriedades;
- Equipamentos;
- Insumos;
- Empréstimos;
- Patrimônio líquido.
Tanto os grandes, como pequenos negócios rurais, precisam realizar a contabilidade rural para que possam tomar decisões mais assertivas para o negócio. Assim, é possível prever e prevenir determinadas situações, e preparar o negócio rural para lidar com possíveis variáveis.
4 particularidades da contabilidade rural
A contabilidade rural se destaca por algumas particularidades. Por isso, trouxemos aqui, 4 pontos que você precisa conhecer:
1 – Forma jurídica
No ambiente rural existem duas formas de explorar o agronegócio:
- Através de pessoa física: tratam-se de produtores individuais; e
- Através de pessoas jurídicas:podendo ser empresas, cooperativas, associações e fundações.
O produtor rural que atua como pessoa física tem uma série de vantagens fiscais e não possui a obrigação de fazer a escrituração regular completa. Porém, sempre recomendamos que a escritura esteja em dia no livro-caixa para a realização do Imposto de Renda.
Já o produtor rural que se apresenta como pessoa jurídica está sujeito a vários e altos tributos.
2 – Tributação
É importante que o produtor rural esteja atento às cargas tributárias na região onde realiza sua produção. No entanto, estes são alguns dos impostos devidos:
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido — CSLL;
- Cofins e PIS;
- Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural — ITR.
- ICMS.
3 – Modalidades da exploração rural
É preciso realizar a classificação sobre a relação entre o dono das terras rurais e o empresário que está envolvido nas negociações. As modalidades que vemos na prática são:
- Parceria: um oferece os recursos básicos para a produção e o outro faz o necessário para obter lucro;
- Comodato: a terra é emprestada gratuitamente, com condições firmadas em um contrato de comodato;
- Arrendamento: o proprietário aluga seus recursos rurais, recebendo um pagamento mensal;
- Condomínio: um sistema em que as duas partes assumem os riscos, e os lucros são divididos conforme acordo prévio.
4 – Inventário rural
A grande complexidade em realizar o levantamento e o registro do patrimônio rural, está justamente em como encontrar os valores. Como encontrar o valor de uma árvore que produz frutos, por exemplo?
Nesse quesito, é importante contar com técnicas e softwares específicos.
Conclusão
Aqui você pôde perceber que a contabilidade rural demanda muita atenção e estratégias específicas para que o negócio tenha previsibilidade para crescer. Além disso, essa previsibilidade permite que o produtor esteja preparado para lidar com as altas tributações, mesmo em tempos de crise.
Entender a importância de todas as etapas da contabilidade é fundamental para garantir que nenhuma situação impeça o negócio de funcionar.
Você gostou desse conteúdo? Então assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica importante!
E se você precisa de ajuda com a contabilidade rural do seu negócio, conte com a gente!