Quem está pensando em abrir uma empresa, ou já tem um negócio, com certeza dispõe dos serviços de um contador. Mas você sabe, ao certo, o que faz a contabilidade e porque ela é tão importante?

Muito além da escrituração e do envio das obrigações fiscais, a contabilidade apoia diversos setores e até pode ajudar na tomada de decisão estratégica. Isso significa deixar seu negócio mais competitivo.

Quer se aprofundar no tema e compreender, realmente, por que você deveria investir em um escritório contábil? Siga com a gente!

O que é contabilidade?

A contabilidade é o setor que estuda e pratica o controle, o registro e as orientações sobre os atos e fatos da administração econômica, de acordo com as normas da Contabilidade Brasileira.

Em outras palavras, temos que a contabilidade é uma ciência teórica e prática que estuda métodos de cálculo e registros da movimentação financeira de uma empresa.

São vários os pontos que a contabilidade abrange, como contas a pagar e receber, patrimônio, emissão de notas fiscais, apuração de impostos, geração de demonstrativos contábeis (balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e demonstração de origens e aplicação de recursos), entre outros.

Quais são as principais funções da contabilidade?

As principais funções da contabilidade são:

  • registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
  • organizar um sistema de controle adequado à realidade da empresa;
  • demonstrar, com base nos registros realizados, e expor periodicamente, por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
  • analisar os demonstrativos para apurar os resultados obtidos;
  • acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros e, ainda, alertando os gestores sobre possíveis problemas.

Finalidade

A finalidade básica da contabilidade é acompanhar as atividades realizadas pela empresa, controlando o comportamento dos seus patrimônios e elaborando e comparando os resultados obtidos em diferentes períodos analisados.

Para isso, o setor contábil deve registrar, de forma metódica e ordenada, todas as entradas e saídas, identificando, classificando e anotando as operações da entidade e de todos os fatos que afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial.

A partir desses dados, devidamente classificados, a contabilidade é capaz de apresentar aos gestores o histórico de atividades da empresa, a interpretação dos resultados e produzir informações estratégicas, que podem ajudar na tomada de decisão e no crescimento sustentável do negócio.

Assim, basicamente, a contabilidade atua em dois pontos cruciais para as empresas:

  • o controle da administração, por meio das informações contábeis, certificando-se de que a empresa está atuando em conformidade com os planos e políticas determinadas;
  • o planejamento, usando a informação contábil para estabelecer padrões, planos orçamentários e projeções para o futuro.

Quais os principais setores da contabilidade?

São várias as áreas de atuação de um contador. Separamos algumas das mais importantes para você conhecer melhor:

  • Fiscal: elaboração de informações para os órgãos fiscalizadores, além de realizar o planejamento tributário da empresa e ajudar na escolha do melhor regime de tributação, considerando as particularidades do negócio.
  • Pública: instrumento de controle e fiscalização que o governo possui sobre seus órgãos, já que cada um é obrigado a enviar orçamentos que devem ser aprovados oficialmente. A contabilidade pública, ainda, precisa registrar as transações e acompanhar as mesmas, seguindo as normas gerais para elaboração e controle dos orçamentos e balanços públicos.
  • Gerencial: auxilia à administração na otimização dos recursos por meio do controle preciso do patrimônio e dos custos, além de oferecer informações precisas, por meio dos relatórios e demonstrativos, favorecendo a tomada de decisão estratégica.
  • Trabalhista: assegura que os processos de admissão e demissão são feitos dentro da lei, bem como cálculo do holerite, descontos nos salários, pagamento de impostos e contribuições, entre outros.
  • Auditoria: examina documentos, livros e registros, além de inspecionar e obter informações internas e externas relacionadas ao controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis decorrentes deles.
  • Perícia contábil: elabora laudos em processos judiciais ou extrajudiciais referentes à empresa, devido a problemas financeiros causados por erros administrativos.

Além dessas, ainda existem áreas específicas nas quais a contabilidade pode atuar, dependendo das necessidades das empresas, como:

  • análise econômica e financeira de projetos, elaborando análises por meio dos relatórios contábeis para demonstrar com acuracidade a situação patrimonial de uma empresa;
  • ambiental, que informa o funcionamento da empresa em relação ao meio ambiente, avaliando possíveis riscos que as atividades do negócio podem causar;
  • atuarial, especializada na contabilidade de empresas de previdência privada e de fundos de pensão;
  • social, que informa a influência do funcionamento da empresa na sociedade, sua contribuição para a geração de valores e riquezas e os custos sociais das suas ações;
  • rural, que atua especializada nas empresas agrícolas ou de agropecuária.

Quais as vantagens da contabilidade para as empresas?

A contabilidade é indispensável para as empresas, ajudando na administração das finanças, no cálculo e recolhimento dos tributos e também no planejamento estratégico.

Ao dispor dos serviços de um contador especializado no setor de atuação da sua empresa, você:

  • terá mais tranquilidade em relação ao recolhimento de impostos e tributos, pois terá a certeza de que todos os cálculos estão corretos;
  • conseguirá realizar um planejamento tributário, reduzindo a carga tributária de forma legal;
  • terá tranquilidade em questões trabalhistas, pois os contadores assegurarão que todos os processos são feitos de acordo com a lei, como admissão, demissão, férias, 13ª salário etc.;
  • terá segurança na emissão e gestão das notas fiscais;
  • entenderá melhor quais são os custos da sua empresa, a margem de contribuição dos produtos e serviços e outras informações essenciais para a precificação adequada dos seus produtos e serviços;
  • aumentará a sua competitividade, já que a saúde financeira estará em dia, bem como haverá redução ou otimização da carga tributária;
  • saberá qual é o capital de giro necessário para manter sua empresa operando;
  • terá um auxílio importante na tomada de decisão estratégica, o que contribuirá para o crescimento do seu negócio.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que a contabilidade é uma ciência teórica e prática que estuda os cálculos e registros das operações financeiras de uma empresa, atuando em diversas áreas, como fiscal, trabalhista, gerencial e muito mais.

Assim, os serviços do contador vão além do simples envio das obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas. Esse profissional é capaz, até mesmo, de dispor de uma série de informações importantes sobre a saúde financeira e o patrimônio da empresa. Dados cruciais que podem ser usados pelos gestores na tomada de decisão, deixando o negócio mais competitivo e melhorando os resultados.

Agora você já sabe tudo sobre contabilidade? Continue aprendendo: leia nosso conteúdo sobre indicadores financeiros e saiba como usá-los na gestão da sua empresa!

Artigos Recomendados