A precificação é um dos temas mais importantes para os empresários. Afinal, é o preço de venda que determina a sua lucratividade e também o nível de competitividade do seu negócio. 

Mas, você sabe como precificar corretamente, garantindo que os seus custos estarão cobertos e que sua empresa poderá operar com tranquilidade? Veja como fazer isso neste conteúdo! 

O que é a precificação? 

A precificação consiste no ato de colocar preço no seu produto ou serviço. Essa é uma atividade estratégica para qualquer negócio, garantindo que você conseguirá cobrir os custos de operação e de produção –e que ainda terá uma margem de lucro para reinvestir na sua empresa. 

Além disso, é muito importante que o seu preço seja justo, de acordo com a média do mercado e com a capacidade de pagamento do seu público consumidor. 

Por todos esses pontos, precificar é algo que exige muito conhecimento e atenção, evitando realizar a tarefa baseado em “achismos”, garantindo a saúde financeira da sua empresa. 

Como fazer a precificação de um produto? 

Precificar um produto costuma ser mais fácil, porque ele é um bem tangível (que pode ser tocado) e que também pode ser guardado e armazenado em estoque, além de poder ser mensurável com métricas como volume, tamanho e peso, ajudando na precificação. 

Para precificar um produto, existem alguns passos que devem ser seguidos. 

Descubra quais são seus custos e despesas 

Todas as empresas têm custos e despesas para se manterem funcionando – e é muito importante que você conheça esses valores detalhadamente. Afinal, é crucial que o seu preço de venda seja capaz de cobrir os custos do seu negócio, mantendo ele funcionando. 

Os custos se referem aos gastos inerentes da própria atividade (compra de matéria-prima ou dos produtos para a venda, pagamento de fornecedores etc.). Também existem as despesas que são os encargos relacionados às atividades que dão suporte para que a empresa alcance suas metas, como o aluguel do imóvel onde seu negócio funciona. 

Assim, faça um levantamento de todos os custos associados ao seu negócio, como: 

  • Custo operacional, ou seja, o que você gasta para que o seu produto esteja disponível aos consumidores, como salários dos funcionários, encargos com os equipamentos etc. 
  • Custo de produto: gastos referentes a fabricação ou o comércio do produto, como pagamento dos fornecedores, embalagens, custo de estoque etc. 
  • Impostos: tributos que recaem sobre seus produtos e a sua atuação. 

Defina a margem de lucro 

A margem de lucro é a porcentagem de lucro que você deseja que determinado produto dê ao seu negócio. Esse ponto é fundamental porque, para sua empresa crescer, não basta apenas cobrir os seus custos, é preciso que haja lucro para ser reinvestido no próprio negócio. 

O lucro é a diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria e os custos e as despesas existentes. Não há uma margem de lucro ideal que funcione para todo e qualquer tipo de empresa, por isso é importante buscar o equilíbrio. 

Preços muito baixos podem comprometer a saúde financeira da sua empresa. Enquanto preços muito altos afastam os clientes e deixam os produtos parados no estoque. 

Faça uma pesquisa de mercado 

É importante que o seu preço de venda não seja muito destoante do seu mercado. Assim, vale a pena pesquisar os preços na concorrência, entendendo qual é a média cobrada pelos produtos. 

Mas essa não deve ser a única análise a ser feita. É sempre importante considerar a sua realidade. Afinal, o seu concorrente pode estar conseguindo, por exemplo, comprar as mercadorias com melhores condições com o fornecedor ou ter custos menores com aluguel e funcionários, permitindo cobrar menos, porém mantendo uma margem de lucro aceitável. 

Faça o cálculo usando o mark-up 

O mark-up é um índice que ajuda a equilibrar os custos e o lucro da empresa. Para fazer esse cálculo, é preciso usar como base o custo de produção, ou seja, tudo o que foi gasto para produzir o item que será vendido, como a matéria-prima, a mão-de-obra, a energia elétrica etc. 

No caso da revenda de produtos, considere o valor que você pagou para comprar o item, levá-lo até a sua loja e mantê-lo disponível até a compra do cliente. 

A fórmula do mark-up é a seguinte: 

Mark-up = 100/100 – (DF+DV+ML) 

Em que DF são as despesas fixas, DV, as despesas variáveis e ML a margem de lucro. 

Exemplo 

Vamos supor que você tenha uma loja, com despesas fixas de 15% sobre a venda, despesas variáveis de 20% sobre a venda e margem de lucro de 12%. 

Aplicando a fórmula acima, temos: 

Mark-up= 100 / [100 – (15+20+12)] 

Mark-up = 1,88 

Agora, é só multiplicar o custo de produção pelo mark-up. Vamos supor que a loja em questão tenha um custo de produção de R$20. Assim, o preço de venda será R$20 x 1,88 = R$37,60. 

Como precificar um serviço? 

Precificar serviços é um grande desafio, especialmente porque o serviço é um bem intangível. Para isso, algumas dicas são essenciais. 

Calcule o valor da hora da sua mão de obra 

Assim como a precificação de produtos, a de serviços parte da compreensão sobre os custos. A diferença é que os gastos são mais complexos e podem envolver fatores subjetivos. 

Por isso, o melhor caminho é definir o custo da hora da mão de obra. Para fazer o cálculo, divida o custo com funcionário pelo número de horas de trabalho no período. 

Vamos supor que você tenha uma empresa de serviços com uma folha de pagamento de R$ 12 mil para 200 horas de trabalho. Assim, o custo da mão de obra é de R$60. 

Identifique os custos fixos e variáveis 

Assim como a precificação dos produtos, é preciso entender quais são os custos fixos e variáveis do seu negócio, como: aluguel, plano de internet, serviços de limpeza, condomínio, energia elétrica, encargos sociais, impostos, despesas com veículos e equipamentos, licença de softwares, comissões etc. 

Defina a margem de lucro 

Após entender os seus principais custos, é preciso definir a margem de lucro ideal para o seu negócio. Essa porcentagem deve ser inserida em cada serviço comercializado. 

Uma dica importante é avaliar a média de lucro praticada no seu segmento e também suas expectativas em relação ao retorno sobre o seu investimento.  

Avaliar o seu mercado ajuda a entender o comportamento do preço, evitando destoar muito da média praticada. Mas, cuidado. Não entre em uma guerra de preços, principalmente porque isso poderá prejudicar a qualidade do seu serviço.  

Nem sempre cobrar acima da média é algo ruim. A estratégia pode até funcionar como uma diferenciação, desde que você agregue valor aos serviços que entrega, garantindo que o preço mais alto seja visto como uma justificativa para a qualidade superior. 

Porém, se você notar que seu preço está muito acima da média e destoante da concorrência, vale a pena analisar os seus custos e pensar em maneiras de reduzi-los. 

Conheça os diferentes modelos de precificação 

A precificação dos serviços pode ser feita de maneira diferenciada. As modalidades mais usadas são: 

  • Precificação fixa: ideal para empresas que têm custos claros e serviços que não sofrem muitas variações; 
  • Precificação por hora: quando se conhece exatamente o tempo empregado para executar o serviço e os resultados são mais previsíveis; 
  • Precificação variável: depende do cliente, do projeto e da negociação; 
  • Precificação baseada no êxito: com porcentagens cobradas sobre os lucros obtidos com o serviço. 

Além dessas dicas, você também pode usar a fórmula do mark-up que demos no tópico anterior, substituindo os produtos pelos custos do serviço. 

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil realizar a precificação na sua empresa? Se você curtiu este conteúdo, assine nossa newsletter e receba mais dicas bacanas como esta diretamente no seu e-mail! 

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