A contabilidade para clínicas de saúde é um serviço especializado e extremamente importante em todos os momentos do negócio: desde abertura da empresa até o acompanhamento dos seus resultados.

Quando bem realizada, a contabilidade oferece uma série de informações seguras e fundamentais para os gestores, além de ajudar a reduzir custos, atuar dentro da lei e favorecer o crescimento sustentável do negócio.

Quer saber mais e entender por que você deve investir nesse serviço? Continue a leitura!

Abertura da empresa e formalização da sociedade

Abrir uma empresa no Brasil é um processo bastante burocrático, que exige uma série de documentações, autorizações e procedimentos próprios. Para garantir que a sua clínica estará dentro da lei, o melhor é contar com uma assessoria especializada.

Assim como em relação à formalização da sociedade, que precisa contar com documentos específicos e muita atenção para escolher o tipo de sociedade mais condizente com a sua realidade.

Para se ter uma ideia, existem diferenças na tributação quando a sociedade é constituída apenas por médicos e quando é formada por médicos e não médicos (como um administrador, por exemplo).

Além disso, é nesse momento em que se deve optar, entre outras demandas, pelo regime de tributação. Se ele for escolhido de forma aleatória poderá trazer inúmeros prejuízos à sua empresa recém-formada, como impostos pagos a mais ou a menos, problemas com o Fisco e dificuldades financeiras.

Controle financeiro

Não é porque você já tem uma empresa aberta que pode dispensar a contabilidade para clínicas. Afinal, o contador poderá lhe oferecer uma série de dados, relatórios e informações que ajudam a controlar melhor o setor financeiro da sua empresa, fazendo-a crescer.

O contador poderá ajudar a entender melhor suas despesas (e fazer cortes mais acertados), a carga tributária (planejando melhor e podendo obter isenções fiscais)”a precificação dos serviços e a margem de lucro, a folha de pagamentos e outros pontos que podem influenciar no seu negócio e impedir que você honre seus pagamentos ou colocar o capital dos sócios em risco, por exemplo.

Planejamento tributário

É inegável que a carga tributária no Brasil é bastante alta, assim como a legislação referente a essa parte é longa e complexa. Por isso, quanto mais bem assessorado nesse aspecto você estiver, menores as chances de os tributos “abocanharem” uma parte significativa do seu lucro.

Um bom contador poderá analisar a sua realidade e lucratividade, enquadrando sua clínica no regime tributário mais adequado, além de analisar a possibilidade de isenções, evitar pagamentos de tributos a mais, entre outras questões.

O apoio do contador ainda evita que a sua empresa tenha problemas com o Fisco, devido à sonegações fiscais, erros e incongruências de dados, capazes de levar a multas, sanções e até o fechamento da sua empresa.

Legislação trabalhista

Se a legislação tributária gera várias dúvidas, a trabalhista, especialmente após a reforma, ainda causa muitas dores de cabeça nos gestores.

Um bom contador poderá lhe ajudar no pagamento das verbas trabalhistas, na contratação adequada dos funcionários (e dentro da lei) e em todos os demais cálculos necessários.

Assim você poderá realizar o pagamento dos funcionários de forma mais segura, sabendo que sua clínica está agindo dentro da lei em relação à vários pontos como férias, décimo terceiro, reajustes salariais, horas extras, benefícios e rescisões.

Além disso, a contabilidade ainda poderá lhe prestar suporte no cumprimento das obrigações acessórias, como as guias e relatórios da Previdência Social.

Lembre-se que não cumprir corretamente a legislação trabalhista pode trazer vários problemas à sua clínica, como processos, indenizações, multas e outros pontos que podem lesar o caixa da sua empresa e a sua reputação na hora de tentar contratar novos talentos.

Planejamento financeiro

A contabilidade para clínicas não envolve, apenas, o cumprimento das obrigações fiscais. Afinal, ela também pode ajudar o gestor a se planejar corretamente e a prever seu crescimento.

Assim, você terá informações valiosas sobre o patrimônio da sua empresa, as dívidas, o potencial de investimento e de crescimento, entre outras questões. A partir desses dados, será mais fácil entender sua realidade e planejar seu crescimento de forma sustentável.

Quanto mais informações de qualidade você tiver, mais fácil será tomar decisões acertadas, como a redução de gastos, a contratação mais eficiente e até a negociação com outros parceiros ou sócios.

Redução dos gastos e aumento do lucro

Nem sempre o médico ou outro gestor saberá, exatamente, qual é a margem de lucro por cada serviço oferecido, o plano de saúde mais vantajoso – e nem onde as finanças da clínica são gastas de forma mais ostensiva.

Novamente, a contabilidade para clínicas poderá ajudar. Afinal, o contador terá balanços atualizados e específicos sobre a saúde financeira do seu negócio e poderá lhe auxiliar a compreender os principais gastos da empresa e a fazer cortes mais acertados, evitando, por exemplo, comprometer a qualidade do serviço prestado.

A redução de custos também favorece o aumento da competitividade, afinal a sua empresa conseguirá funcionar com um custo menor, o que aumenta a lucratividade.

Expansão

Se a ideia é, daqui a alguns anos, abrir novas clínicas ou oferecer novos serviços, é imprescindível ter o apoio de um bom escritório de contabilidade. Pois, se essa expansão for feita de maneira mal planejada, é possível comprometer o seu caixa e também a imagem da sua marca.

O contador lhe ajudará a estruturar esse crescimento, planejando financeiramente a sua empresa para isso, inclusive auxiliando com empréstimos, financiamentos ou outras medidas para aumentar o capital da empresa, sempre considerando a capacidade de pagamento da sua clínica.

Ajuda especializada

Para garantir que todos esses benefícios sejam alcançados, contudo, é muito importante escolher corretamente o parceiro contábil. Ou seja, buscar por um escritório de contabilidade que seja especializado em clínicas médicas e na área da saúde.

Isso porque esse setor conta com vários pormenores, como legislações específicas e tributos diferenciados, que precisam ser considerados.

Somente um contador com experiência no ramo poderá lhe ajudar de maneira especializada, garantindo que todas as obrigações fiscais estão sendo cumpridas e ainda que as melhores práticas do setor estão sendo usadas para fortalecer o seu negócio.

Saiba que uma contabilidade especializada é indicada para todas as clínicas, independentemente do tamanho. Afinal, todas as empresas precisam cumprir as leis e regulamentações e cuidar da parte financeira para não comprometerem seu patrimônio.

Já deu para notar que a contabilidade para clínicas é um assunto extremamente importante, não é mesmo? Afinal ela é capaz de lhe ajudar desde a abertura da empresa, até a expansão do seu negócio, garantindo que você estará dentro da lei e que suas finanças estarão sempre saudáveis.

Gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e receba outras dicas valiosas como esta!

Recommended Posts