A resposta paradoxal, curta e óbvia é porque somos uma espécie de startup, que tem mais de 60 anos. Ou seja: temos muita experiência e tradição e – ao mesmo tempo – temos muita agilidade e capacidade de atender as mudanças no cenário empresarial. Inovação e adaptação constante fazem parte do nosso DNA, desde 1955, quando meu pai, Dr. Flávio Buzaneli, fundou nossa empresa contábil. Em 1955, ele tinha apenas 20 anos! E já estava enxergando décadas a frente.

Agora, vamos à resposta mais detalhada do nosso argumento.

O conceito de startup pode assim ser resumido: startup é uma empresa emergente que deve ter um modelo de negócio escalável e repetível.

Para que isso ocorra é necessário buscar constantemente a inovação e otimização dos processos. Sem isso não há como gerar receitas e lucratividade recorrentes. Ora, não é por acaso que temos a certificação de qualidade ISO 9001:2015, que é a versão mais atualizada dessa norma no Brasil e no mundo. Para conquistar essa certificação tivemos que fazer uma profunda avaliação e reestruturação de todos os procedimentos do nosso negócio. Além disso, pelas normas da ISO, temos que buscar continuadamente a inovação e o aperfeiçoamento de nossos processos. A certificação ISO 9001:2015 é realmente uma grande conquista e jamais seria possível sem dois fatores que impulsionam a FLÁVIO BUZANELI SERVIÇOS CONTÁBEIS desde 1955:

1) profissionais capacitados, talentosos, comprometidos com o negócio e oferecendo o melhor atendimento aos clientes;

2) constante investimento em nosso ambiente de trabalho, especialmente com relação à tecnologia. Por exemplo: em 1982 nosso escritório de contabilidade foi um dos pioneiros a deixar de utilizar um “bureau de computação e impressão”, investindo na compra de um microcomputador Apple 2 Plus, para poder processar internamente o crescente volume de informações, dando maior agilidade às rotinas e atendendo mais rapidamente os clientes.

No site da revista Exame (https://exame.abril.com.br/pme/o-que-e-uma-startup/) encontramos a seguinte definição de startup:

“uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”

Com toda a sinceridade, “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza” poderia ser a definição das empresas contábeis. O grande diferencial é que nossa empresa contábil enfrentou e venceu todos os cenários políticos e econômicos dos últimos 60 anos! Isso não é para qualquer um. Ao longo desses 60 anos empresas gigantes deixaram de existir, pequenas e microempresas naufragaram diante de tantas mudanças especialmente na burocracia brasileira e sua complexa legislação tributária.

Na página do site do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (https://ibpt.com.br/noticia/2603/Brasil-edita-cerca-de-800-normas-por-dia-somando-5-4-milhoes-desde-a-Constituicao-de-1988) vemos logo de cara o título, em vermelho:

Brasil edita cerca de 800 normas por dia, somando 5,4 milhões desde a Constituição de 1988

Dentre as normas editadas, 363.779 se referem a matérias tributárias, o que representa mais de 1,88 normas tributárias por hora em um dia útil.

Vamos continuar a análise, subdividindo o conceito de startup para melhor compreender cada coisa.

a) Modelo de negócios repetível e escalável

Para isso nossa empresa contábil tem que conseguir entregar o mesmo serviço no prazo e nas condições estabelecidas em Lei. Quando? Sempre!

b) Condições de extrema incerteza

Pergunto: será que ter que acompanhar 363.779 normas tributárias gera incerteza? Será que viver o período da ditadura e pós ditadura, quando tivemos a famigerada década de 80, também conhecida como “década perdida” gerou incerteza? Será que a Constituição Federal de 1988 e todas as mudanças em nível tributário geram incerteza? A resposta é um estrondoso SIM!

Então, posso afirmar com 100% de segurança que nascemos para enfrentar mudanças de paradigma. E o fato de estarmos vivos e com crescente credibilidade somente prova que a FLÁVIO BUZANELI SERVIÇOS CONTÁBEIS é a melhor escolha para sua assessoria contábil. Contribuir para o sucesso de nossos clientes tem sido nosso objetivo, desde 1955. Venha fazer parte desse time de campeões.


Flávio Buzaneli Júnior é administrador de empresas, advogado e contador. Atuou 12 anos como publicitário. É pós-graduado em Marketing pela ESPM. Desde o ano 2000, trabalha na Flávio Buzaneli Serviços Contábeis.

Orçamento

Recommended Posts