Para quem deseja ter sucesso em seu consultório de psicologia, é fundamental garantir que a empresa esteja regularizada em todos os devidos órgãos da área. Além de evitar dores de cabeça com a burocracia para resolver autuações sobre irregularidades, ainda garante que o consultório de psicologia não tenha que pagar multas altas.
Como qualquer outro negócio, abrir um consultório de psicologia requer planejamento e organização. No entanto, para este tipo de empresa, são exigidas algumas ações burocráticas específicas da área.
Veja então, tudo o que você precisa para ter um consultório de psicologia devidamente regularizado.
E caso ainda não tenha um escritório de contabilidade de confiança para cuidar da burocracia para você, conte com a nossa ajuda!
Quem pode abrir um consultório de psicologia?
Para abrir um consultório de psicologia, o profissional pode atuar tanto como pessoa física, como pessoa jurídica. No entanto, nos dois casos é obrigatório que o profissional esteja registrado no CRP (Conselho Regional de Psicologia) e deve garantir que o pagamento da anuidade esteja em dia.
Além disso, é importante que o profissional esteja atento se o registro como psicólogo no CRP não está em um estado diferente de onde o consultório de psicologia será aberto – e caso isso ocorra, é preciso solicitar um registro complementar.
O que é preciso para abrir um consultório de psicologia?
Ter um consultório de psicologia regularizado exige que alguns procedimentos no âmbito municipal sejam atendidos, como:
- Alvará de Funcionamento (Prefeitura);
- Licença do Corpo de Bombeiros;
- Licença Sanitária – Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Registro de Responsabilidade Técnica, ou seja, registro no CRP;
- Imóvel aprovado para uso comercial;
- Certidão de uso de solo ou documento que ateste que a atividade poderá ser desenvolvida naquele local.
Como conseguir a licença na Vigilância Sanitária para o Consultório de Psicologia?
Qualquer empresa que esteja vinculada à área de saúde precisa de licença na vigilância sanitária para a liberação do funcionamento do estabelecimento, e por isso, o consultório de psicologia precisa desta licença.
Cada município tem suas próprias normas sobre a licença da vigilância sanitária, mas na maioria dos casos, dois documentos serão exigidos para realizar a solicitação de regularização ou abertura de um consultório de psicologia:
- Informações sobre atividade, localização, responsabilidade técnica e demais dados cadastrais para Vigilância Sanitária.
- Pagamento da taxa da Vigilância Sanitária.
O processo para solicitar a licença da Vigilância Sanitária deve ser protocolado na cidade onde o consultório de psicologia está sendo aberto.
Pessoa Física ou Jurídica: qual a melhor opção para o consultório de psicologia?
Como dito no começo deste conteúdo, o psicólogo pode atuar tanto como pessoa física, quanto como pessoa jurídica. No entanto, uma dessas opções oferece a menor taxa de tributos para o profissional que deseja pagar menos imposto, veja como exemplo a comparação a seguir:
Sendo assim, o regime de tributação para pessoa jurídica é muito mais vantajoso para quem deseja ter um consultório de psicologia.
Precisa de ajuda para abrir seu consultório de psicologia?
Abrir um consultório de psicologia envolve muita burocracia, e todas as etapas precisam ser respeitadas e realizadas corretamente para que o consultório possa funcionar de forma regular.
A forma mais segura de realizar estes procedimentos, sem ter custos acima do esperado ou multas, é contratar um escritório de contabilidade especializado em profissionais da área da saúde.
É por isso que você pode contar com a Buzaneli, que é um escritório de contabilidade referência no mercado desde 1955, e tem ampla experiência na abertura de empresas e contabilidade para área da saúde.