Diante de todas as obrigações da rotina, ainda é preciso que os psicólogos estejam alertas quanto a contabilidade dos negócios. É de suma importância ter conhecimento das tributações e outras obrigações legais que envolvem a gestão financeira.

Assim, se você já atua na profissão ou está no começo da carreira, preparamos este conteúdo para que você entenda e conheça quais são as obrigações na contabilidade para psicólogos.

Aproveite o conteúdo!

Vale a pena psicólogo abrir empresa?

Os psicólogos podem atuar como pessoa física ou como PJ (pessoa jurídica). E para decidir qual é o melhor caminho a escolher, é importante fazer uma comparação quanto aos impostos que são pagos em cada condição:

Pessoa física

Aqui é necessário fazer a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e informar à Receita Federal todo o seu rendimento. Tipicamente, isso acaba gerando a necessidade do pagamento de tributos que ficam entre 7,5% e 27,5% sobre os rendimentos. Além disso, há a necessidade do recolhimento do INSS que conta com a alíquota de 20%.

Pessoa jurídica

Nesta condição, os psicólogos podem escolher entre 3 regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Para identificar o melhor regime de tributação, é preciso, principalmente, levar em conta o faturamento da empresa, para isso, o ideal é contar com o escritório Buzaneli, que por meio de um atendimento personalizado e humanizado fará toda análise para que você tenha a menor carga tributária dentro da lei. E Diferente de como é feito no caso de pessoa física, enquanto pessoa jurídica o psicólogo realiza o pagamento de um único Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) que compreende todos os tributos devidos nesse regime.

Com isso, podemos dizer que a contabilidade para psicólogos pode ajudar a entregar melhores resultados para o negócio, quando a condição escolhida é a de pessoa jurídica.

Como abrir o CNPJ e contratar um escritório de contabilidade para psicólogos?

Ao optar por atuar como pessoa jurídica, o psicólogo precisa abrir sua empresa – emitindo um CNPJ – e contar com uma empresa especializada em contabilidade para psicólogos.

O primeiro e importante passo, é entrar em contato com a Buzaneli, pois a ajuda de uma assessoria especializada em contabilidade para psicólogos faz muita diferença no processo de abertura da empresa.

Nós iremos ajudá-lo com todo o processo, veja só:

  • Juntos, iremos definir a Natureza Jurídica, Regime Tributário e Atividades (CNAE);
  • Realizaremos o registro da empresa de psicologia na Junta Comercial;
  • Faremos a emissão do CNPJ;
  • Nos casos de clínicas de psicologia, solicitaremos a emissão da Inscrição Municipal, Alvará de Funcionamento e posteriormente a emissão da Licença da Vigilância Sanitária.
  • Solicitaremos o registro da empresa no CNES e CRP;
  • E por fim, iremos cuidar da contabilidade do seu negócio para garantir a saúde financeira, apresentando dados que irão ajudá-lo na tomada de decisões. Também cuidaremos de todas as obrigações contábeis e fiscais.

Conclusão

É importante que os psicólogos tenham tempo para se dedicar inteiramente às questões da sua profissão, sem sofrer impactos negativos com a gestão financeira do negócio. Por isso contar com a ajuda de um escritório de contabilidade para psicólogos é tão importante.

Conte com a Buzaneli, que está desde 1955 apresentando soluções contábeis para profissionais como você!

Clique aqui e converse com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar.

Artigos Recomendados