Ícone do site Buzaneli

Nutricionista: veja como abrir o seu próprio consultório

Nutricionista: veja como abrir o seu próprio consultório

Os nutricionistas podem atuar em diversos locais, como consultórios e até mesmo hospitais. No entanto, muitos profissionais da nutrição buscam formas de empreender e crescer profissionalmente através de sua própria empresa.

Como profissional da área da saúde, o nutricionista deve atender algumas exigências para que possa abrir sua empresa e atuar em seu próprio consultório de nutrição. Além disso, é importante lembrar que o nutricionista não pode ser MEI.

E para que você, nutricionista, esclareça suas principais dúvidas e não cometa erros ao abrir seu próprio consultório de nutrição, preparamos este conteúdo com informações que irão funcionar como um guia nesta jornada.

Adicionalmente, se você procura um escritório de contabilidade de confiança para cuidar da burocracia por você, conte com a nossa ajuda!

Quais profissionais podem abrir um consultório de nutrição?

Independente da escolha de como o nutricionista irá desempenhar suas atividades, seja como pessoa física ou jurídica, é obrigatório que o profissional tenha seu registro ativo no CRN (Conselho Regional de Nutrição), garantindo que o pagamento da anuidade esteja em dia para manter válido o seu registro.

Para abrir um consultório de nutrição, é preciso também garantir que o registro do nutricionista no conselho em questão seja no mesmo estado onde o consultório irá realizar os atendimentos. No entanto, se a localização for diferente, deverá ser solicitado um registro suplementar junto ao CRN.

Quais documentos são necessários para abrir um consultório de nutrição?

Para solicitar a abertura de um consultório de nutrição, são necessários uma série de documentos, licenças e registros, que devem ser solicitados nos órgãos responsáveis no município onde será aberto o consultório.

Sendo assim, o nutricionista precisará de:

Como solicitar a licença da Vigilância Sanitária para abrir um consultório de nutrição

A licença da Vigilância Sanitária é obrigatória para qualquer operação que esteja vinculada à área da saúde. Por isso, para que o consultório de nutrição esteja apto para realizar os atendimentos, é preciso garantir a posse desta licença.

Como trata-se de normas municipais, é preciso entrar em contato com a Vigilância Sanitária da cidade onde o consultório de nutrição será aberto. Porém, é comum que os documentos solicitados sejam os seguintes:

O processo para solicitar a licença da Vigilância Sanitária deve ser protocolado na cidade onde o consultório de nutrição está sendo aberto.

Pessoa Física ou Jurídica: o que é melhor para o nutricionista

Lembra que comentamos no início deste conteúdo que o nutricionista pode atuar como pessoa física ou jurídica? Existe uma diferença muito significativa entre as duas opções quando falamos de carga tributária.

Para exemplificar, preparamos a seguinte comparação:

Com esta comparação, nós temos como visualizar a grande diferença na carga tributária, tornando a opção de pessoa jurídica muito mais vantajosa para o nutricionista, que pode aproveitar melhor seus recursos financeiros para investir nos negócios.

Que tal contar com a ajuda especializada para abrir seu consultório de nutrição?

Começar um novo negócio realmente demanda muito esforço, e a abertura de um consultório de nutrição envolve muitas etapas e burocracia que precisam ser atendidas para garantir o sucesso de sua empresa.

Para tornar esse processo mais fácil e rápido, tendo a segurança de que todos os protocolos serão atendidos, é importante contar com a ajuda de um escritório de contabilidade especializado e com experiência neste tipo de negócio.

É por isso que você pode contar com a Buzaneli, que é um escritório de contabilidade referência no mercado desde 1955, e tem ampla visão de negócio para empresas que querem crescer.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!