O modelo de receita recorrente também pode ser conhecido como modelo de assinaturas. É um tipo de negócio muito interessante, porque gera receita continuamente, ajudando as empresas, por exemplo, a superarem períodos de crise.

Se você tem um negócio, vale a pena conhecer melhor o que é receita recorrente e ver as dicas que separamos para implementar essa ideia. Confira.

O que é receita recorrente?

Como o próprio nome sugere, receita recorrente é aquele tipo de negócio em que existe um fluxo contínuo de faturamento. Para isso, são vendidos produtos ou serviços continuamente, por meio de planos, assinaturas e mensalidades.

Para que o negócio funcione, você precisa se esmerar em conseguir uma base de clientes fiéis, que comprem regularmente da sua empresa por um período pré-determinado em contrato.

Assim, ao contrário do modelo tradicional baseado em vendas pontuais, na receita recorrente a empresa comercializa o acesso a um serviço ou produto. E, em troca, cobra mensalmente dos clientes (ou a cada semana, trimestre etc. dependendo do plano escolhido).

Como funciona esse tipo de negócio?

O modelo de receita recorrente é baseado na assinatura, plano ou mensalidade para a compra recorrente de determinado produto ou serviço. Por isso, ele só funciona para empresas que comercializam produtos ou serviços com demanda contínua no mercado.

O setor de serviços é um dos que mais usam esse modelo de negócio. Afinal, é possível vender planos de cursos de idiomas, treinos em academia, serviços de streaming, de contabilidade, empresas de SaaS etc.

No setor do comércio, os clubes de assinatura têm se tornado uma verdadeira “febre”. Esse modelo consiste em vender a assinatura de kits de produtos temáticos selecionados mensalmente para as necessidades e características dos seus assinantes – trazendo mais personalidade e a possibilidade do cliente descobrir novos produtos.

Por exemplo, se você tem uma loja de bebidas, pode criar um clube de assinaturas de vinhos ou de cervejas artesanais. E, a cada mês, enviar um rótulo diferente para o seu cliente, com um folheto explicativo, falando das origens, harmonizações, dicas de consumo, entre outros detalhes.

Até mesmo os comércios que vendem itens do dia a dia podem aderir a esse modelo. Por exemplo um pet shop, que oferece um clube de assinaturas com produtos exclusivos para as características do pet do assinante. Assim, a cada mês, o pet poderá experimentar novos petiscos, shampoos, ração, entre outros.

A ideia é que, ao assinar um clube como esse, o cliente receba produtos específicos voltados ao seu perfil, com um toque mais personalizado, melhorando a relação da marca com os consumidores e criando uma taxa maior de fidelização.

Quais as vantagens da receita recorrente?

Não é à toa que o modelo de receita recorrente tem estado tão em alta. Afinal, ele oferece uma série de vantagens interessantíssimas aos empresários. Veja as principais.

Receitas previsíveis

Quem tem um negócio e depende das vendas pontuais para fechar o caixa sabe como, muitas vezes, isso pode ser desafiador. Vários fatores são capazes de interferir negativamente no seu desempenho, como sazonalidade, cenário econômico, alterações políticas etc.

Ao adotar o modelo de receita recorrente, você se “blinda” contra esses pontos. Afinal, a assinatura tem um período pré-determinado em contrato – e caso o assinante deseje sair, ele terá de pagar uma multa acordada antecipadamente entre as partes.

Assim, é mais fácil fazer uma previsão mínima do seu faturamento e trabalhar sua gestão dentro desses dados.

Estabilidade financeira

Em períodos de crise econômica, como o que estamos vivendo, muitos setores podem sofrer com quedas acentuadas nas vendas. E isso, é claro, interfere totalmente no caixa dos negócios – que podem se ver sem fundos para arcar com suas demandas financeiras.

Com um modelo recorrente, você tem mais certeza de qual será a renda mínima a cada mês – e assim é mais fácil prever quais dívidas sua empresa pode contrair, pensando também nos investimentos que podem ser feitos.

Isso também é um ponto positivo quando você for buscar por crédito, já que sua empresa terá garantia de rendas futuras, oferecendo capacidade de pagamento.

Crescimento e escalabilidade

Qual empresário não deseja ver seu negócio crescer e prosperar? Com um modelo de receita recorrente, isso se torna mais fácil. De acordo com o relatório Subscription Index, nos últimos 9 anos, nos EUA, as empresas de receita recorrente cresceram 6 vezes mais do que as maiores empresas listadas na bolsa de valores do país.

Isso não é por acaso. Afinal, ao ter uma renda previsível, fica mais fácil planejar o seu crescimento e padronizar as operações. Os processos são otimizados e, devido ao caráter de funcionamento, os clientes veem valor continuamente nesse negócio, garantindo um crescimento exponencial e uma possibilidade melhor de planejamento financeiro.

Gestão facilitada

Ao ter uma ideia de quantas assinaturas você tem, fica mais fácil prever quantos produtos precisará comprar para suprir a demanda. Na prática, isso significa uma gestão de estoques e de compra mais facilitada, bem como a possibilidade de padronizar os processos, tornando sua gestão mais simples.

Fidelização de clientes

Quando explicamos os modelos de assinaturas, você deve ter notado que a maioria dos exemplos mostra como as empresas focam em oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes, certo? Isso, é claro, agrega muito mais valor na percepção dos consumidores, aumentando as chances de fidelização.

Mas para alcançar esses resultados, é preciso se dedicar a entender muito bem quem são seus clientes e o que essas pessoas desejam em um programa de assinaturas, oferecendo uma experiência exclusiva.

Como implementar um modelo de negócio de receita recorrente?

Não existe uma fórmula mágica que funcione em todos os negócios. Você precisará estudar muito bem seu mercado, o produto ou serviço que vende e seus consumidores.

Basicamente, é possível adotar os modelos mais usados de receita recorrente, que são:

  • assinaturas de adesão: os clientes pagam uma taxa fixa e recorrente por determinado serviço. Você pode oferecer um valor fixo ou preços diferenciados dependendo dos benefícios aos quais o cliente tem acesso;
  • pay-per-use: os clientes pagam pelo serviço quando usam. Esse modelo costuma ser um acréscimo ao pagamento de assinatura automática (com serviços adicionais que não estão presentes no plano, mas podem ser usados e pagos só quando o cliente precisar);
  • clube de assinaturas: funciona perfeitamente para quem vende produtos, oferecendo uma seleção exclusiva ao cliente a cada mês.

Dicas

Para implementar um modelo de receita recorrente no seu negócio, algumas dicas são importantes, como:

  • estude muito bem o seu público-alvo, entendendo, principalmente, os hábitos dessas pessoas;
  • avalie quais produtos ou serviços da sua empresa podem se encaixar nessa necessidade dos consumidores e como oferecer uma experiência exclusiva com a sua marca;
  • analise o que a concorrência tem feito e entenda as mudanças no comportamento do consumidor dentro do seu nicho, se antecipando as novidades;
  • avalie as inovações e tecnologias disponíveis que podem agregar no seu setor (como aplicativos de compras online, delivery, inteligência artificial para encontrar o produto certo para cada consumidor etc.);
  • crie um programa que ofereça inovação, facilidade e exclusividade para o seu cliente e desenvolva um protótipo para teste com apenas alguns clientes selecionados, antes de expandir a solução para todos os interessados.

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