Ícone do site Buzaneli

Como emitir notas fiscais?

Quando o assunto é gestão financeira, uma das dúvidas mais comuns dos empreendedores é sobre como emitir notas fiscais. Afinal, esse é um dos processos mais importantes para garantir a integridade da empresa, validar as vendas e manter o negócio em dia com o Fisco.

Para lhe ajudar, separamos as informações mais importantes sobre emissão de notas fiscais. Confira!

Quem tem que emitir nota fiscal?

As empresas que contribuem para o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) ou para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) estão obrigadas a emitir notas fiscais.

Então, em geral, qualquer empresa que comercialize serviços e produtos precisa emitir a nota fiscal, de acordo com a determinação da Lei 8.846/94.

Contudo, existem algumas exceções, como é o caso dos microeemprendedores individuais, MEI. Neste caso, a obrigação é apenas quando realizam serviços ou outra atividade para uma pessoa jurídica. No caso de venda ou prestação de serviços para pessoa física, não há exigência da emissão da nota fiscal.

As empresas obrigadas por lei a realizarem a emissão de notas fiscais – e que não fizerem, poderão ser enquadradas por sonegação fiscal e acarretar em uma série de consequências.

Quais os tipos de notas fiscais?

Em 2006, a nota fiscal ganhou uma versão eletrônica, conhecida como NF-e que, gradativamente, foi adotada por todas as empresas no país.

Atualmente, existem 4 tipos de notas fiscais eletrônicas, que são:

Como emitir notas fiscais?

Antes de começar a emitir notas fiscais, é preciso conversar com seu contador para definir corretamente qual tipo de nota fiscal eletrônica é indicada para a sua empresa, de acordo com a sua operação.

Depois, é preciso:

Principais erros

Um dos erros mais comuns é a compra de um certificado digital errado. O modelo que permite a automação de notas fiscais é o certificado A1, que deve ser instalado no emissor de nota fiscal ou no computador.

Já o certificado A3 funciona como um pendrive ou HD, precisando ser plugado no computador todas as vezes que você for usar.

Outro erro comum é confundir a NF-e com o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). O DANFE é um documento físico e que representa a NF-e, porém ele não tem validade jurídica. Então, ao enviar um produto ao cliente, não adianta enviar a DANFE apenas, é preciso enviar também a NF-e.

Não se esqueça de que a NF precisa ser emitida para cada cliente e não realizar a emissão em massa uma vez por mês, como algumas empresas costumam fazer.

Agora você já sabe como emitir notas fiscais? Está precisando de auxílio de um contador para organizar a emissão das suas notas fiscais? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!