De pequenas a grandes empresas, o controle financeiro faz parte de uma das séries de obrigações legais que devem ser cumpridas pelas organizações.
Manter os registros contábeis em dia, permite que a empresa tenha transparência em suas operações e ajuda a identificar falhas que podem ser prejudiciais ao crescimento do negócio.
Quer entender a importância e como fazer uma auditoria contábil em uma empresa? Confira, então, este conteúdo.
O que é uma auditoria contábil?
A auditoria contábil é uma análise detalhada de toda a movimentação financeira e econômica de uma empresa.
Todos os documentos necessários são avaliados, como: livros de registros, contas, fluxo de caixa, entre outros. Podem também ser auditados os movimentos patrimoniais da empresa.
Qual o objetivo da auditoria contábil?
Além de verificar e analisar as informações financeiras de uma empresa, a auditoria contábil também tem como objetivo indicar processos que podem ser melhorados.
É possível, também, identificar se o patrimônio condiz com os resultados apurados.
É importante dizer que a consultoria contábil não tem o objetivo de apontar culpados, mas sim, identificar processos que podem ser corrigidos de forma preventiva.
A entrega de números validados, permite que os stakeholders criem estratégias que contribuam com a necessidade da empresa.
Como fazer uma auditoria contábil?
A auditoria contábil pode ser feita tanto por um profissional interno como por um terceiro, desde que sejam devidamente qualificados para tal função.
Existem 6 etapas a serem realizadas no processo de auditoria contábil, e que estão em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade, são elas:
1 – Pesquisa ambiental:
Nesta primeira etapa da auditoria contábil, o auditor irá conhecer o negócio e entender o seu funcionamento. Aqui algumas informações são coletadas, como:
- Documentos relevantes;
- Declarações;
- Notas fiscais – tanto emitidas como recebidas;
- Manuais internos;
- Entre outros.
2 – Planejamento da auditoria contábil
Cada empresa pode precisar da auditoria com um objetivo específico, por isso, precisa de um planejamento único.
3 – Controle interno
Esta etapa da auditoria contábil requer uma avaliação detalhada e minuciosa de todos os documentos e informações coletadas, analisando:
- Declarações enviadas à Receita Federal;
- Lucros obtidos pela empresa;
- Fluxo de caixa;
- Capital;
- Conciliação bancária.
4- Teste de observância
Até a etapa anterior, os dados só haviam sido coletados e analisados. Agora, a auditoria contábil realiza o primeiro teste.
O objetivo é averiguar se os processos da empresa estão sendo realizados adequadamente.
Essa etapa deve ser realizada de forma discreta, para que os envolvidos não percebam que estão sendo auditados e não mudem seu comportamento.
5 – Teste substantivo
Esse é o teste que busca provas que justifiquem os valores apresentados nos registros financeiros.
O teste substantivo é um processo demorado, principalmente quando são encontradas inconsistências nos gastos.
6 – Parecer do auditor
Depois de revisar todas as informações, o auditor entrega o parecer da auditoria contábil indicando se há ou não erros, o que pode ou não gerar multas e penalidades, e demais informações relevantes.
Conclusão
Com este conteúdo, você pôde entender o que é uma auditoria contábil, suas etapas e a importância para uma empresa.
Garantir que obrigações legais sejam cumpridas é realmente muito importante, mas a auditoria contábil também entrega insumos para que donos de empresas saibam como melhorar suas operações.
Agora que você sabe o que é, e quais são as etapas da auditoria contábil, aproveite para entender o que são Demonstrações Contábeis!