Abrir um CNPJ é essencial para quem deseja empreender e crescer nos negócios, pois somente com a abertura da empresa é possível realizar a emissão de notas fiscais, conseguir crédito financeiro e estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias.
Para o fisioterapeuta que deseja abrir um CNPJ, há alguns pontos de atenção que devem ser observados. Assim, para que o fisioterapeuta saiba como abrir sua empresa e escolher o melhor regime tributário, preparamos este conteúdo.
E se você, fisioterapeuta, tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda com o processo, saiba que pode contar com a nossa ajuda!
É obrigatório ter um CNPJ para fisioterapeuta?
Não há obrigatoriedade do CNPJ para fisioterapeutas. O profissional que optar em atuar como autônomo pode apenas emitir um recibo sobre os serviços prestados, e justificar seu faturamento através do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
No entanto, para os profissionais que desejam crescer nos negócios, aí sim é recomendado que se tenha um CNPJ para fisioterapeuta. Isso porque, como dito anteriormente, uma empresa sem um CNPJ não existe legalmente, e a atuação irregular pode incorrer em ônus para o fisioterapeuta.
O que é preciso para abrir um CNPJ para fisioterapeuta?
Antes de iniciar o processo de abertura do CNPJ para fisioterapeuta, é preciso que o profissional já tenha definido quais serviços serão prestados.
Tendo estas informações em mãos do CNPJ para fisioterapeutas, é preciso definir qual será o regime tributário e o tipo da empresa, sendo entre:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
IMPORTANTE: Fisioterapeutas não podem atuar como MEI (Micro Empreendedor Individual). A atividade desempenhada por este profissional não está contemplada na tabela de atividades do MEI, por se tratar de uma profissão regulamentada.
Em posse destas informações, além de consultar a viabilidade junto à Prefeitura da cidade, será necessário:
- Registrar o Contrato Social e preencher demais documentos da Junta Comercial;
- Fazer a abertura do CNPJ na Receita Federal;
- Proceder com o registro da empresa no CREFITO;
- Solicitar a inscrição municipal junto à Prefeitura.
Nos casos de clínicas, será necessário ainda a solicitação de alvará de funcionamento e algumas licenças como Vigilância Sanitária e Vistoria do Corpo de Bombeiros.
É necessário contratar uma contabilidade para abrir um CNPJ para fisioterapeutas?
Não há nenhuma legislação vigente que obrigue o profissional a contratar uma contabilidade para o processo de abertura de CNPJ para fisioterapeuta. Mas, por conta da complexidade e quantidade de processos, contar com a ajuda de um contador especializado é fundamental.
Por isso, você pode contar com a Buzaneli, para garantir que a escolha do melhor regime tributário seja feita e não sejam pagos mais impostos do que o necessário. E ainda, através de uma contabilidade estratégica, traçar caminhos para o crescimento dos negócios.
Entre em contato agora mesmo, e conheça as soluções que temos desde a abertura de sua empresa, até a gestão contábil com foco em seus objetivos profissionais.