Como profissionais liberais, após a conclusão do curso de medicina e o devido registro no CRM, os médicos podem pensar em como seus serviços serão prestados: funcionário CLT, autônomo ou Pessoa Jurídica (PJ).

Essa é uma escolha que traz muitas dúvidas, e para os médicos que decidem não seguir a carreira como CLT: o que é mais vantajoso para médicos, atuar como autônomo ou Pessoa Jurídica (PJ)?

Para ajudar nessa escolha, preparamos esse conteúdo mostrando as vantagens em ser médico Pessoa Jurídica, e como pagar menos impostos de forma legal.

O que é contabilidade para médicos?

A contabilidade para médicos é uma especialidade da contabilidade com o objetivo de garantir que as obrigações tributárias e fiscais – que são específicas para médicos – sejam cumpridas, atuando como Pessoa Jurídica ou analisando as particularidades como autônomo.

Além disso, com o auxílio da contabilidade para médicos, o controle e acompanhamento das finanças são realizados de forma estratégica para garantir a saúde e crescimento dos negócios.

Tendo o médico a ajuda de uma contabilidade para médicos, ele pode focar em sua carreira e qualidade no atendimento de seus pacientes, deixando a parte burocrática com uma empresa contábil de segurança.

Quais as vantagens para o médico atuar como Pessoa Jurídica?

Para entender qual a melhor modalidade para o médico, veja as principais características das modalidades: autônomo, CLT e Pessoa Jurídica (PJ):

Médico autônomo

Atuando como médico autônomo, os valores devidos de impostos serão descontados pelo contratante. Para isso, o contratante deverá emitir o RPA (Recibo de Pagamento de Autônomos) para realizar o recolhimento dos impostos devidos, que geralmente são:

  • INSS
  • Imposto de Renda
  • Ainda podem ocorrer pagamentos de ISS e taxas municipais, dependendo do caso.

Médico Pessoa Jurídica (PJ)

O médico pode atuar como Pessoa Jurídica, sendo essa prática lítica e muito comum entre estes profissionais. Além da vantagem de definir sua rotina e horários, como Pessoa Jurídica o médico pagará muito menos impostos. Além do benefício de redução de impostos, a separação patrimonial também é um fator vantajoso, ou seja, as contas pessoais e da empresa não se misturam.

Aproveite para acessar nosso conteúdo sobre a abertura de CNPJ para médicos.

Médico CLT

Na condição de médico CLT, o profissional conta com todos os direitos, benefícios e deveres trabalhistas da categoria. Mas o que deixa os médicos desmotivados em atuar como CLT, são os altos impostos descontados.

Qual o melhor tipo de CNPJ para médicos?

Antes de apresentar as opções de empresa que podem ser abertas pelo médico Pessoa Jurídica, é importante dizer que este profissional não pode atuar como MEI. Por ser uma profissão regulamentada, o ingresso ao MEI é proibido.

Dito isso, as opções que podem ser escolhidas são:

  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);

A escolha deve ser baseada inicialmente nestas condições:

Vale citar também que existem duas formas de atuação, sendo: clínicas e consultórios médicos (em local próprio) ou prestação de serviços médicos (em locais de terceiros).

Como médicos podem pagar menos impostos de forma legal?

Para que médicos paguem menos impostos é preciso contar com uma empresa de contabilidade estratégica. O planejamento adequado sobre as tributações, podem levar o médico a ter até uma grande redução de impostos.

E uma dessas estratégias é a equiparação hospitalar, mas por demandar uma série de ações complexas e muita atenção, é fundamental ter ao seu lado uma contabilidade com muita experiência e que seja referência no mercado.

A Buzaneli está há mais de 67 anos atuando como referência em contabilidade, entregando tranquilidade, segurança e transparência.

Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar! Entre em contato agora mesmo!

Artigos Recomendados