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V e r m e l h o – Os desafios da transformação

“De tudo ficaram 3 coisas: a certeza de que estamos começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar.

Façamos da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.” Fernando Sabino

Essa frase eu copiei da palestra do Dr. Frederico Porto no evento que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro/18, quando participei do 26o. EESCON – Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão.

A cada dois anos, o Sescon promove esse encontro, com assuntos instigantes e palestrantes excelentes, que sempre nos motivam a refletir sobre nossas vidas pessoais e profissionais. No final das contas, é tudo uma coisa só. É o famoso: tudojuntoseparado.

Em 2018, o tema foi “Os desafios da transformação”. Obviamente que o público são os contadores e seus colaboradores, que matam vários leões por dia em suas empresas de contabilidade, encarando a complexa legislação e burocracia do Brasil. Obviamente – também – que esses desafios não se restringem a nós. Hoje em dia, todo bom profissional está matando vários leões por dia. Quero compartilhar minhas reflexões com vocês. Espero que sejam úteis.

A certeza de que estamos começando

Sempre estamos começando. A premissa número 1 é que a mudança é um fator constante no planeta e especialmente nesse bicho, chamado homo sapiens, que inventou a civilização. Desde que mundo é mundo (como dizem os antigos seres da era analógica, onde eu me incluo) o mundo está mudando. Mas nos últimos anos, o que deve ser nosso foco de atenção é o significativo aumento da velocidade das mudanças, na sociedade, no comportamento e nos hábitos das pessoas e – consequentemente – nos negócios e em todas as atividades profissionais.

Exemplo prático: comecei a escrever este artigo no final de setembro/18. (Which means I’m running late …) Num mundo cada vez mais acelerado, difícil não se sentir atrasado. Para mim, a realidade das pessoas e das empresas, de certa maneira,  segue as premissas da física quântica, mesmo que a gente não tenha consciência disso. Explicando: Somos matéria e energia/consciência simultaneamente. Estamos em dois “estados” e dois lugares ao mesmo tempo. Em nossas salas de trabalho e dentro de um app, software ou site, que nos dá as informações que buscamos, vivenciando nossos pensamentos e sentimentos. E, ao mesmo tempo, nos materializamos em relatórios de gestão, relatórios contábeis, planilhas, contratos sociais, folhas de pagamento ou realizando a elaboração e entrega de um dos 63 tributos ou uma das 97 obrigações acessórias. (Fonte: IBPT.https://ibpt.com.br/noticia/2627/Empresas-gastam-1-958-horas-e-R-60-bilhoes-por-ano-para-vencer-burocracia-tributaria-apontam-pesquisas) Tudoaomesmotempoagora!

Como costumo dizer, copiando os Titãs, que disseram isso em 1991, no 6o. álbum da banda; e último com a participação de Arnaldo Antunes.

Física quântica é quase impossível de compreender, em especial quando nossa agenda insiste em disparar lembretes. Essa história de ser multitarefa e multimídia cobra um preço caro. Se por um lado a mobilidade nos dá maior liberdade, por outro, ela nos tira o foco. O mundo está cada vez mais digital e online, mas nossa biologia é a mesma. E as necessidades do corpo se impõem, inexoravelmente.

Assim, apesar da velocidade cada vez maior nas mudanças, é preciso respeitar o tempo de cada um. De cada profissional e cada empresa. Na minha opinião, o mundo online, para a integração de dados em “real time”, deve existir para que as pessoas possam ficar offline, vivendo e trabalhando com mais qualidade.

A certeza de que é preciso continuar

Talvez esse seja o grande segredo de quem é vitorioso: ter certeza de que é preciso continuar. Por que? Porque diante de tantas interrupções com as tarefas do dia a dia, é fácil priorizar o check list, que é muito importante, e deixar de lado o porquê estamos fazendo e aonde vamos chegar. A repetição do passado só vai fazer acontecer mais passado. É preciso mudar o viés, o jeito de ver o mundo, para continuar e criar o futuro.

Stephen Covey já dizia, mais ou menos assim: não priorize a agenda; agende as prioridades!

Outra frase dele, vou citar em Inglês, porque tem mais ritmo e eu gosto: “The main thing is to keep the main thing the main thing.”

Nessa jornada de enfrentar as interrupções e continuar, me vem à mente a premissa do marketing digital, que prega que no mundo online os negócios existem para nos proporcionar um prazer ou resolver um problema (dor). Pois é. Prazer e dor. No meu entendimento aqui tem uma cilada, pois todo mundo quer saber do último modelo do carro X, ou do smartphone Z, ou quer comer doces, ou assistir um vídeo do Whindersson Nunes. E a contabilidade? Bom … a contabilidade a gente vê quando tiver um tempo…

Não, não, não. Cuidado, empreendedor! Cuidado empresário! Se a sua contabilidade não for bem feita e não estiver em dia, você não vai criar uma empresa tipo unicórnio (que vale US$ 1 bi), você vai criar muita dor de cabeça para você mesmo.

A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar

“Façamos da interrupção um novo caminho” é o que diz Fernando Sabino, sabiamente. Pois certamente e constantemente seremos interrompidos antes de terminar o contrato, a proposta comercial, o orçamento, a planilha, o planejamento estratégico, a conferência do extrato bancário e por aí vai. Terminar vai se transformando num verbo que não termina. Difícil concluir o assunto, a reunião ou o texto. Porque a velocidade dos acontecimentos ultrapassa nossa capacidade de fazer. Aí é que entra em campo a I.A. inteligência artificial, para nos ajudar a fazer os gols e vencer as partidas. Sem ela estaremos cada vez mais lentos, vivendo numa outra era que está chegando ao fim.

Falando em fim, vamos à citação final, com esta frase do David Scott que eu gosto muito:

“Organizações exponenciais não têm medo de mudar constantemente seu modelo de negócios à medida em que a necessidade surja. Muito provavelmente, a hora de mudar o modelo da sua empresa já é agora. Só que você ainda acredita que está trabalhando em um mercado que não está!”

Quanto ao título vermelho, escrito em azul, faz parte da palestra do Dr. Frederico Porto, mostrando uma maneira inusitada de estimular nosso cérebro para estar preparado aos desafios da transformação.


Flávio Buzaneli Júnior é administrador de empresas, advogado e contador. Atuou 12 anos como publicitário. É pós-graduado em Marketing pela ESPM. Desde o ano 2000, trabalha na Flávio Buzaneli Serviços Contábeis.