O avanço da tecnologia, a pandemia do coronavírus e as sucessivas crises econômicas contribuíram por moldar o mercado, gerando novos desafios e tendências de negócios. O momento é de desafio para os empreendedores, e é inegável que estes fatores externos interferem na rotina de uma empresa, principalmente em seus resultados.
Fato é que se surgiram dificuldades, a realidade também apresenta oportunidades. A pandemia modificou comportamentos do consumidor, que mudou a forma de interagir com as empresas, e detectar estas mudanças não é tarefa tão simples.
Antecipar-se a algumas tendências e mudanças de comportamento faz as empresas se destacarem. Sem falar que existem mais chances de firmar novos negócios e atingir melhores resultados. Por isso, montamos uma lista de ideias para você ficar de olho e acompanhar as novas tendências de negócios. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.
Tendências de negócios em 2022
Crises econômicas sempre trazem desafios aos empreendedores, mas nada se comparado com a pandemia, que exigiu um esforço muito grande para que as empresas pudessem continuar faturando focando mais seu nicho de negócio para o digital.
O planejamento estratégico da sua empresa não deve ignorar novidades do mercado é preciso estar disposto a se reinventar para surfar na onda das tendências para negócios em 2022.
Digital é fundamental para o sucesso do seu negócio
Empresas que não estão presentes no ambiente digital estão perdendo oportunidades. Se essa tendência já existia antes da pandemia, com a chegada do coronavírus, virou obrigação. Do contrário, sua empresa sofrerá sérias consequências e poderá se ver obrigada a fechar as portas em um futuro muito próximo.
O Google identificou que as jornadas de compra dos consumidores se digitalizaram rapidamente em seis meses, durante a pandemia, migrando o comportamento de consumo do brasileiro. Resultado: isso acelerou mudanças que poderiam levar décadas para acontecer.
No primeiro semestre de 2020, o faturamento de lojas online no Brasil cresceu quase 50%, recebendo 90,8 milhões de pedidos. Só este dado é suficiente para comprovar que quem estiver fora do mundo digital, está perdendo grandes negócios e consequentemente está ficando – cada vez mais – para trás.
Mas, não basta apenas abrir uma loja e esperar que seu negócio prospere. É preciso se planejar, criar atrativos, vender a imagem do seu negócio e seguir à risca as boas práticas de mercado, cumprindo prazos de entrega, dispondo de opções para troca de produtos e um eficiente sistema de atendimento ao consumidor online.
Home-office veio para ficar
O home-office foi quase que compulsório para muitas empresas para evitar a aglomeração de funcionários em um mesmo ambiente. Porém, as empresas foram se adaptando a esta tendência e notaram que, mesmo com o funcionário trabalhando em casa, os resultados continuaram acontecendo.
Estudo da consultoria Cushman & Wakefield indica que cerca de 74% das multinacionais no Brasil devem instituir o home-office como prática mesmo após a pandemia. É que além de maior qualidade de vida a colaboradores, pode ser também uma maneira de poupar alguns custos para a empresa, como locação, energia e água/esgoto, além de outros custos.
Diversidade no negócio
A inclusão e diversidade nas empresas é fundamental e traz avanços para a sociedade em geral. Estudo do Google e a Box 1824 aponta que cerca de 18 milhões de pessoas se identificam com a comunidade LGBTQIA+ e 50% desse público se diz disposto a priorizar uma marca que apoie a marca.
A diversidade e inclusão de funcionários nas empresas, além de ser uma maneira de reduzir a exclusão e preconceitos, é uma forma de melhorar o atendimento ao cliente e trazer novas ideias para dentro da sua empresa.
Controle financeiro
Não caiu de moda e não vai cair. O controle financeiro da empresa continua sendo essencial, principalmente em tempos de crise como agora, porque é possível evitar desperdícios e até planejamento em momentos mais conturbados.
Além de garantir que a empresa não tenha problemas de falta de caixa, para o pagamento de fornecedores e funcionários, o controle financeiro ainda garante que o empreendedor tenha um pouco mais de paz durante momentos de crise.
Estratégia omnichannel
Empresas que possuem o foco no cliente têm maiores chances de se saírem melhor com o final da pandemia. Por isso, oferecer um bom atendimento em todos os pontos de contato que o cliente possa ter com sua empresa é fundamental para quem quiser se destacar.
Uma boa tendência de negócios é a experiência omnichannel, que integra canais de vendas e de atendimento, permitindo a mesma experiência no ambiente online e offline ao seu cliente. A experiência do consumidor com o seu negócio melhora, proporcionando muitos benefícios para a sua empresa, como aumento das vendas e possibilidade de novos negócios.
Automação de processos
A automação tem garantido economia em tempo, recursos humanos e dinheiro. É uma tendência cada vez mais acessível e necessária. Um bom exemplo é a automação das ferramentas de marketing, que permitem o relacionamento com clientes, reduzindo as demandas para o time de marketing. Ferramentas de finanças e contabilidades também estão disponíveis, facilitando a gestão de sua empresa.
Novos meios de pagamento
Quem está à frente de uma empresa sabe o custo de ferramentas usadas para pagamento de serviços e produtos. Busque novos meios como opção, principalmente para baratear a operação do seu negócio e manter a rentabilidade em ordem. Pesquisa taxas baixas e não descarte o uso futuro de criptomoedas que, apesar de pouco populares, devem se consolidar como opção nos próximos anos.
Formas de contratação
A reforma trabalhista trouxe novos modelos de contratação, diminuindo despesas e, principalmente, encargos na contratação e na rescisão de contrato do colaborador. Se necessário, contrate serviços de profissionais freelancers, trabalhando por projetos ou por pacote de horas, porque reduz custos trabalhistas e a burocracia na hora de tirar do papel aqueles projetos que não justificam a contratação de um colaborador em tempo integral.
Faça um bom planejamento e mãos à obra
Se você tem vontade de empreender, planeje o início da operação do seu negócio, fazendo uma boa pesquisa no mercado e entendendo as mudanças no comportamento do consumidor. A pandemia deu mostras de um cenário cada vez mais focado em negócios na internet e de um ambiente de trabalho remoto.
Apesar da crise econômica e política que o país está passando neste período de pandemia, alguns segmentos estão conseguindo ter melhores resultados e alcançando mais clientes.
Gostou a seleção de tendências de negócios a seguir em 2022? Nunca se esqueça que ao abrir sua empresa, mantenha por perto o trabalho de um especialista, que vai te ajudar a alcançar o melhor desempenho do seu negócio.
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