Uma busca fugaz no Wikipédia apresenta o seguinte conceito da palavra Tao:
Tao (em chinês: 道; Wade-Giles: tao; pinyin: dao) significa, traduzindo literalmente, o Caminho. Dentro do contexto da filosofia tradicional e religião Chinesa, o Tao é o conhecimento intuitivo da ‘vida’ que não pode ser apreendido completamente – tão somente – como um conceito, mas pode ser conhecido, no entanto, através da experiência de vida real, cotidiana.
A ideia que me inspirou a criar estas dicas é auxiliar na escolha, envolvida no caminho empresarial, tendo como base minha experiência de vida real, cotidiana, atendendo diversos tipos de empresários e empresas, ao longo de 19 anos de trabalho em meu escritório de contabilidade.
Leitura rápida e simples, que espero que possa contribuir nesse tema tão importante que é a escolha adequada de um bom parceiro contábil.
Tradição
Busque informações sobre a reputação do seu futuro parceiro contábil.
Pesquise a história do escritório. Isso é fundamental para que você, seus sócios, sua empresa tenham segurança para encarar o complicado ambiente de negócios que existe no Brasil. Assim, um bom parceiro contábil tem que fazer parte do planejamento estratégico e do plano de negócios de qualquer tipo de empresa: sejam negócios tradicionais como um restaurante, uma loja, um prestador de serviços de manutenção; ou novos negócios, como startups de tecnologia, comércios eletrônicos ou serviços de consultoria em inteligência artificial.
Atualização Tecnológica e da Legislação
Busque um parceiro contábil que invista constantemente em tecnologia e treinamento.
De nada adianta seu futuro escritório de contabilidade ser tradicional, ter uma excelente reputação, mas não estar acompanhando as constantes e velozes mudanças na legislação e na tecnologia.
É muito comum que a rapidez das mudanças e a interpretação da Lei causem dúvidas. A melhor maneira de lidar com isso é você ter certeza que está escolhendo um escritório de contabilidade que tenha uma equipe treinada e atualizada – e com uma infraestrutura de TI que garanta agilidade e segurança das informações.
Organização
Busque um parceiro contábil organizado.
Como empresário, você certamente deverá ser organizado para ter sucesso em seu negócio. Então, seu escritório de contabilidade poderá contribuir para que o dia a dia de sua empresa seja ainda mais produtivo. Para isso, é essencial que seu parceiro contábil também seja muito organizado, tenha uma estrutura bem definida, enfim, tenha maturidade, experiência e know-how.
A falta de organização vai causar stress desnecessário, retrabalho e certamente vai impactar negativamente na lucratividade da sua empresa.
Dica final para escolher um bom parceiro contábil
Uma longa caminhada começa com o primeiro passo.
– Lao Tsé
Então, quando for escolher seu parceiro contábil, não olhe somente no preço. Ser empresário no Brasil é uma longa caminhada. Dê o primeiro passo na direção certa. Imagine que está escolhendo um guia para ajudá-lo a atravessar um deserto, uma floresta, um pântano. Avalie o histórico de trabalho desse guia: sua experiência, seus êxitos, sua reputação e seus valores. Somente depois de levar tudo isso em consideração é que você deve pensar no preço. Então tenha cuidado, pois como diz o ditado popular: “O barato sai caro”.
Flávio Buzaneli Júnior é administrador de empresas, advogado e contador. Atuou 12 anos como publicitário. É pós-graduado em Marketing pela ESPM. Desde 2.000 trabalha na Flávio Buzaneli Serviços Contábeis.