Não abra sua empresa sem antes ler este texto.

Inventamos (não sei quem, nem quando e isso não é tão importante aqui) que existem 7 dias na semana e que desses 7 dias, 5 são os dias úteis: segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. E sexta-feira não é dia de começar nada, especialmente se for a última sexta do mês. Por que? Ah, porque já trabalhamos muito nos outros dias e na sexta temos que pensar no final de semana, afinal … sextou! E se o mês está terminando, então, no próximo mês eu vejo o que farei.

É uma maneira de pensar, mas se você quer ser um empreendedor de sucesso, logo, logo, vai perceber que todos os dias são úteis, com muitas oportunidades para aprender e empreender. E se a oportunidade não aparecer, você vai atrás dela. Empreendedor é proativo, se não for … não dá para ser empreendedor e encarar a complexa legislação brasileira, que é um banho de água fria diário nas ideias e sonhos de tantos profissionais que querem começar seu próprio negócio.

Ok, sei que você vai dizer que “quem vai enfrentar essa situação não é você, afinal você vai contratar um escritório de contabilidade para fazer tudo isso”. Sim, um bom escritório será seu grande parceiro, vai cuidar com atenção de todos os detalhes; mas tem coisas que é bom você mesmo já saber para evitar riscos e stress desnecessários.

Então, pare, analise e responda estas perguntas:

  • Qual será a atividade de sua empresa?
  • Você terá sócios?
  • Onde a empresa vai funcionar? Será que é permitido desenvolver essa atividade nesse local que você quer?
  • Profissões regulamentadas, por exemplo: medicina, odontologia, educação física têm seus conselhos de classe e cada um tem suas regras. Você conhece as regras do seu conselho de classe?
  • Atividades como farmácia de manipulação e lanchonetes, restaurantes devem obrigatoriamente passar por avaliação da Vigilância Sanitária. Você pensou nisso?
  • Sua empresa terá que ter um nome. Qual nome você vai escolher?
  • Sua empresa precisa ter um capital social para iniciar as atividades. Você sabe o que é isso?
  • Toda empresa paga impostos. Desde o início das atividades. A legislação tributária é extensa e bastante complicada. Você tem alguma noção disso?
  • Se você vai alugar um imóvel para desenvolver sua atividade, você sabe com certeza se o imóvel que você pretende alugar tem HABITE-SE Comercial? Planta aprovada na Prefeitura de sua cidade?
  • E também tem o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Já ouviu falar?

No post 10 DICAS ESSENCIAIS PARA VOCÊ QUE VAI ABRIR UMA EMPRESA abordamos esses assuntos em linhas gerais, com o objetivo de ajudar a transformar sua ideia numa empresa de sucesso. Seja numa sexta, ou em qualquer dia da semana, espero que este texto seja útil para você.


Flávio Buzaneli Júnior é administrador de empresas, advogado e contador. Atuou 12 anos como publicitário. É pós-graduado em Marketing pela ESPM. Desde o ano 2000, trabalha na Flávio Buzaneli Serviços Contábeis.

 

Orçamento

Recommended Posts