Ícone do site Buzaneli

Imposto de Renda: Não deixe o leão pegar no seu pé

Esse era o anúncio na mídia impressa, publicado em março de 1980, alertando o contribuinte a ficar atento com a obrigação de prestar contas ao fisco federal, por meio da declaração de ajuste anual de imposto de renda – pessoa física:

 

Deixando a nostalgia de lado, muito oportuno observar que, graças à tecnologia, a relação entre a Receita Federal do Brasil e os contribuintes mudou radicalmente. Hoje, o poder de fiscalização é infinitamente maior, transformando o temível leão do imposto de renda 1980 num gatinho de estimação inofensivo, quando comparado com os “animais” que agora a RFB tem sob seu comando. Então, vejamos:

 

Harpia (Software)

Atualmente, o serviço federal de processamento de dados é chamado de harpia, que é uma das maiores aves de rapina do mundo. Feroz, ágil, implacável com suas presas. Esse é o singelo apelido dado ao software, que permite um cruzamento de informações impossível de ser imaginado em 1980.

 

T-Rex (Hardware)

Para completar o cenário, os computadores dedicados a armazenar, processar e cruzar informações são conhecidos como T-Rex, aquele famigerado dinossauro carnívoro, que estraçalhava suas vítimas indefesas, diante de tamanha força.

 

Então, falando em português claro, como diziam os antigos, se é você próprio quem elabora sua declaração, ou se você contrata um profissional para isso (geralmente um contador), tem que estar bem claro na sua cabeça humana que esses “novos animais” da Receita Federal do Brasil são muito mais poderosos do que você pode imaginar, e eles não aceitam mais aquele papo-furado:

 

 

Por outro lado, se você tiver essas informações/documentos em mãos e, ainda assim, realmente houver alguma dúvida, então é o caso de contratar um bom profissional para fazer a elaboração da declaração do seu imposto de renda. Sem estresse.

 

Com as informações e documentos, nenhum bicho vai pegar no seu pé.

 


Flávio Buzaneli Júnior é administrador de empresas, advogado e contador. Atuou 12 anos como publicitário. É pós-graduado em Marketing pela ESPM. Desde o ano 2000, trabalha na Flávio Buzaneli Serviços Contábeis.