Ícone do site Buzaneli

Documento de Arrecadação do Simples Nacional: como emitir?

O Simples Nacional é um regime tributário que veio para facilitar a vida dos empresários, unificando em uma só guia de pagamento 8 principais tributos federais, estaduais e municipais. Essa guia é conhecida como Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou apenas DAS.

Portanto, para manter seu negócio regular perante o Fisco, é indispensável que você faça a correta emissão e o pagamento do DAS. Não sabe como fazer isso? Siga a leitura e descubra!

O que é DAS?

DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É a guia de pagamentos que unifica os 8 impostos mais importantes a nível federal, estadual e municipal. Assim, o DAS deve ser gerado e pago por todos os optantes pelo Simples Nacional.

Dentro do Simples Nacional, também estão incluídos os MEI (microempreendedores individuais). O pagamento dos tributos pelos MEI, contudo, é diferente. Afinal, não é preciso fazer o cálculo tributário – o valor é fixo todos os meses dependendo da sua categoria. Por isso, para o MEI fazer o recolhimento dos seus tributos existe o DAS MEI.

Para que serve o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional?

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional, DAS, serve para simplificar a cobrança dos tributos que devem ser pagos pelo micro, médio e pequeno empreendedor.

Ao pagar a guia do DAS, você quitará os seguintes impostos:

Valor

Para as médias e pequenas empresas, o valor do DAS não é fixo (apenas para o MEI). Então, é preciso fazer a apuração mês a mês para definir quanto sua empresa pagará de impostos.

O cálculo incide sobre as notas fiscais emitidas no mês (referente ao faturamento da empresa) – e as alíquotas dependem do CNAE da sua empresa e do anexo no qual ela se enquadra, além do tamanho do negócio. Por essas características técnicas, contar com a ajuda de um contador é muito importante.

Como emitir o boleto do Simples Nacional?

Para emitir o DAS, você precisará acessar o Programa Gerador da Guia. Veja o passo a passo:

Você já terá acessado o sistema e, nele, verá que existem várias opções. Clique em “calcular os impostos conforme o valor devido” e emita a guia para fazer o pagamento. Na apuração, você deverá fazer o cálculo dos impostos, confirmar os valores e informar as atividades econômicas de onde essas receitas vieram.

Se você atuar em 2 modalidades diferentes, precisará fazer apurações separadas, já que a tributação será diferente.

Caso esteja tudo certo, clique em “Gerar DAS” e pronto.

Lembrando que o vencimento do DAS é todo dia 20. Se você não conseguir fazer o pagamento nesse período, poderá emitir uma segunda via. O procedimento é o mesmo, mas o valor será atualizado com multas e juros.

DAS MEI

Se você é MEI, saiba que gerar seu DAS é ainda mais simples. Basta:

Como consultar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional?

Não tem certeza se realizou o pagamento correto do DAS? Você pode fazer a conferência tanto pelo Portal do Simples Nacional, como pelo Portal e-CAC da Receita Federal.

Portal do Simples Nacional

Para conferir seus débitos dessa maneira:

Portal e-CAC

Outra forma é fazer a conferência pelo Portal e-CAC, para isso:

Se você tiver muitas parcelas em atraso, pode solicitar o parcelamento tanto pela Receita Federal, como pelo Portal do Simples Nacional. A dívida pode ser dividida em até 60 vezes.

O que acontece se eu não pagar o DAS?

Deixar de pagar o DAS pode trazer sérias consequências a sua empresa, como:

Por isso, se você notar que tem muitas parcelas em aberto, tente realizar o parcelamento e melhore a sua gestão financeira, evitando problemas maiores.

Uma forma de manter o pagamento dos seus tributos sempre em ordem é contando com a assessoria de uma contabilidade. Assim, você terá a certeza de que o Documento de Arrecadação do Simples Nacional está sendo gerado com o valor correto e que o pagamento dos tributos está em dia na sua empresa, evitando todos os problemas que citamos.

Agora você já sabe tudo sobre o Documento de Arrecadação do Simples Nacional? Está com dúvidas sobre a escolha do regime tributário do seu negócio ou com o pagamento de tributos? Nossas equipes podem ajudar. Entre em contato e saiba como!