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Contabilidade de custos: o que é e como fazer?

Controlar os gastos é uma das metas de muitos empresários. Mas nem todos sabem da existência da contabilidade de custos e nem como os conhecimentos dessa área podem ser úteis para o gerenciamento de negócios.

Quando os gestores conhecem melhor todos os custos envolvidos na sua empresa, podem precificar de maneira mais acertada os seus produtos ou serviços e assim garantir a saúde financeira do negócio.

Quer conhecer mais sobre a contabilidade de custos? Siga a leitura!

O que é a contabilidade de custos?

A contabilidade custos é um dos campos de estudo das Ciências Contábeis. Ela atua junto à gerência, levantando as informações que auxiliarão nas tomadas de decisões e nos planejamentos em relação aos custos de produção e metas de vendas.

Então, basicamente, a contabilidade de custos usará métodos da contabilidade para avaliar os custos que uma empresa suporta, permitindo que os gestores acompanhem, por exemplo, os gastos recorrentes na produção de produtos ou serviços.

Qual a importância da contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é extremamente importante porque ao apontar todos os custos envolvidos com a produção de cada produto ou serviço, o gestor pode entender a quanto deverá vender esses itens para obter lucro – e também é possível identificar falhas e possíveis melhorias, para uma tomada de decisão mais embasada e estratégica.

Para chegar a esses dados, a contabilidade buscará encontrar o custo de produção do período (CPP), que levanta todos os custos envolvidos, como: mão de obra direta, materiais diretos e custos indiretos de fabricação (seguros, depreciação de ferramentas, logística, planejamento etc.).

Assim, como podemos perceber, essa contabilidade não apenas soma todos os custos diretos envolvidos para produzir determinado item vendido pela empresa.

Ela também considera os indiretos que afetam o negócio – e, com isso, oferece uma visão mais precisa aos gestores, que poderão fazer um planejamento financeiro adequado, precificar corretamente e entender, exatamente, quantos produtos precisam vender em determinado período apenas para cobrir os custos do negócio e para começar a ter lucro.

Embora seja um campo importantíssimo, vale destacar, contudo, que a contabilidade de custos não é obrigatória para as empresas. Porém, suas indicações são capazes de trazer inúmeros benefícios, principalmente no que tange a competitividade.

Como aplicar este conceito na minha empresa?

Para uma contabilidade de custos realmente eficiente, é muito importante buscar ajuda de um contador experiente e conhecedor do seu ramo de atuação. Além disso, outros passos podem lhe ajudar. Veja quais são.

Listar os custos e despesas da empresa

Este é um levantamento que deve ser feito de maneira bem detalhada. Você poderá fazê-lo usando uma planilha do Excel ou o próprio sistema de gestão da empresa.

Neste último caso, é importante manter as informações sempre atualizadas e corretamente identificadas, tornando o processo mais simples e confiável.

Separe os custos diretos de cada produto ou serviço

Depois de identificar todos os custos do seu negócio, separe aqueles que incidem diretamente na produção de cada produto ou serviço comercializado pela sua empresa.

Os custos diretos são todos aqueles que se relacionam diretamente ao produto ou serviço, por exemplo: matéria-prima, mão de obra etc.

Com esses dados em mãos, você conseguirá encontrar o custo de produção individual de cada item da sua linha – e também definir o custo médio de produção.

Compare o custo direto com o preço de venda

Será que a margem de lucro do seu negócio está adequada aos custos que você tem? Essa é uma das perguntas que a contabilidade de custos responde.

Após entender quanto custa para a sua empresa produzir cada item que vende, é hora de comparar esse valor com o preço de venda. Caso o seu preço de venda seja menor que o seu custo de produção, isso indica que você está tendo prejuízo!

Faça o rateio dos custos indiretos

Não são apenas os custos diretos que devem influenciar o seu preço de venda, afinal, ele também precisa abarcar os custos indiretos da produção, essenciais para manter a sua empresa girando.

Os custos indiretos são todos aqueles que não incidem diretamente na produção de um item. Por exemplo: aluguel do espaço, marketing, despesas administrativas, equipes terceirizadas, depreciação de maquinário etc.

Como esses custos não podem ser calculados de forma individual, você terá de fazer o rateio deles, pulverizando esses custos em todos os itens da sua produção.

É claro que essa divisão deve ser “justa”, por isso é preciso definir um critério a ser usado. Por exemplo, se você tem um produto que fica mais tempo na linha de produção, ele pode assumir uma parcela maior dos custos indiretos. Você também pode usar a participação nas vendas para esse rateio.

Após fazer o rateio, vale a pena, novamente, comparar o seu preço de venda com os custos diretos e indiretos para cada produto. Avalie o quanto você obtém de lucro com cada mercadoria e pense se esse valor lhe parece justo ou ideal.

Encontre o ponto de equilíbrio para cada produto

O ponto de equilíbrio é a quantia que você deve vender de cada produto apenas para cobrir os custos dele, ou seja, para ficar no “zero a zero”, sem obter lucro e nem prejuízo.

Dessa forma, você saberá quantas unidades de cada item terá de vender para igualar suas receitas e despesas – a partir desse ponto, a sua empresa começará a ter lucro.

Isso é muito importante para você fazer um planejamento acertado de vendas e conseguir manter a saúde financeira do seu negócio em dia.

Defina uma estratégia de custos

Após ter todos esses dados, você poderá definir uma estratégia para equilibrar seus custos e atingir seus objetivos financeiros.

Caso você note que seus custos estão muito altos para o preço de venda médio dos concorrentes, por exemplo, terá que rever seus processos e tentar entender porque sua produção custa mais caro do que a média das demais empresas do setor (pode haver muito desperdício, excesso de falhas, perda de produtividade, matéria-prima muito cara, problemas com fornecedores etc.).

Nesse momento, você pode definir como estratégia reduzir seus custos, de modo a se tornar mais competitivo – e para isso, ao ter tudo levantado e anotado, será mais fácil saber como reduzir sem perder a qualidade.

Outra questão que você poderá notar é em relação ao preço de venda. Ao fazer essa análise, você poderá notar que seu preço de venda não é capaz de suprir seus custos básicos ou que você precisará vender muitas unidades apenas para manter sua empresa operando.

Nessas horas, confira qual é a média de preço da concorrência, se eles oferecem a mesma qualidade que o seu negócio, e pense em formas de expandir a sua margem de lucro – que, muitas vezes, pode ser aumentando o preço de venda.

Viu só como a contabilidade de custos é uma excelente ferramenta para aumentar a sua lucratividade e competitividade? Se você curtiu essa dica, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes para melhorar os resultados da sua empresa!