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Como reduzir a inadimplência na sua empresa?

Nenhuma empresa está livre de sofrer com a inadimplência. Todo gestor deve estar preparado e tomar as medidas necessárias para enfrentar essa situação, principalmente se levado em conta o cenário de crise econômica.

Segundo a Serasa Experian, em 2020, a quantidade de pessoas com dívidas em atraso ou negativadas no Brasil foi de 61 milhões. A marca é recorde na série histórica, iniciada em 2016.

A pandemia atrapalhou ainda mais as finanças do brasileiro. E quem sofre com tudo isso é o empresário, que às vezes fica com o caixa desfalcado por, justamente, deixar de receber aquilo que estava previsto em um determinado período.

Nessa situação, as empresas acabaram contabilizando prejuízos. Se sua empresa é uma delas, continue lendo este artigo e saiba conduzir essa situação para sair da crise.

 

O que é inadimplência?

A inadimplência nada mais é do que o descumprimento de uma obrigação. Ela causa impacto na saúde financeira da sua empresa. Acontece quando não é feito o pagamento algum serviço ou bem adquirido dentro do prazo de negociação estipulado ou de algum contrato estabelecido.

A inadimplência desequilibra as contas, compromete o fluxo de caixa e certamente vai respingar no faturamento. Por isso, nem é preciso aguardar o primeiro sinal de inadimplência para agir.

Como reduzir a inadimplência?

Se a sua empresa está sofrendo com vários clientes inadimplentes, existe uma série de medidas que podem ser tomadas e que vão ajudar a equilibrar o caixa no fim do mês. Veja quais são elas.

 

1 – Esteja preparado para a inadimplência

Imprevistos acontecem e as empresas precisam estar preparadas para enfrentá-los. A inadimplência é uma situação que foge do controle, mas para a sua empresa ficar sem caixa para o pagamento de fornecedores ou de funcionários, faça um planejamento sistemático.

O controle é essencial para manter a saúde financeira de sua empresa. Programe os próximos meses. Trabalhe, quando possível, com margem para os contratempos. Eles acontecem, pode acreditar.

 

2 – Administre os atrasos

O primeiro passo é ter organização e foco. Sua empresa precisa ter pleno controle das suas atividades. E é importante detalhes de cada negociação com clientes.

Não abra mão do controle de vendas ou de serviços, tenha contratos e todos os dados cadastrais do seu cliente. A primeira coisa a fazer é entender o que está em aberto – ou em atraso pelo cliente.

Esse controle pode ser feito com bons programas de gestão ou em uma planilha de Excel. Só se atente aos números inseridos. Não há margem para erros ou projeções com percentual de acerto.

 

3 – Saiba conduzir uma boa negociação

Se o cliente estiver devendo para a sua empresa, não precisa mudar a postura nas cobranças. Sempre trate o inadimplente com o mesmo respeito que os demais. Seja cordial e objetivo ao tentar uma negociação para resolver o problema. É melhor evitar conflito e ter a garantia de que a pendência será resolvida.

Sua empresa tem todo o direito de cobrar o inadimplente. Só não perca a razão. O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 42 lembra que “o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Evite o constrangimento público, mesmo porque o inadimplente não é seu inimigo. Considere o fato como pontual, até mesmo como esquecimento ou um problema inesperado. Essa postura pode contribuir para a resolução do problema mais rapidamente.

Porque se o tratamento não for dessa forma, o inadimplente pode demorar um pouco mais para acertar sua dívida. E sua empresa deixará de receber mais rapidamente.

 

4 – Fique aberto a negociações

A empresa não pode se fechar para negociar com o cliente inadimplente. A negociação do débito mostra que a empresa está aberta ao diálogo e que compreende a situação.

Por isso, esteja apto a oferecer parcelamento e desconto para pagamento à vista. Manter um bom relacionamento é essencial. O inadimplente pode regularizar o débito e continuar sendo cliente do seu negócio.

 

5 – Faça contato adequado com o inadimplente

Estabeleça contato com o cliente inadimplente de acordo com o perfil do seu negócio. Procure sempre oficializar os contatos. E-mail ainda é um bom caminho. Mas não abra mão de uma boa conversa. Uma ligação muitas vezes traz mais efeito do que cobranças formais.

Só esteja aberto a ouvir argumentações. Não abra mão do foco da sua empresa. Nunca se esqueça que é importante receber dos clientes inadimplentes para manter a saúde financeira do seu negócio.

O SMS pode ser usado como um lembrete da dívida. Inclua mensagens curtas, diretas, de forma que o cliente se sinta convidado a regularizar a situação. Evite o envolvimento de terceiros, de pessoas que nada tem a ver com a sua empresa para cobrar uma dívida.

 

6 – Facilite o pagamento

Saiba que existem pessoas que não gostam de ter dívidas. A maioria prefere pagar, e se não mantém o pagamento em dia, o motivo pode ser pontual.

Em uma condição de dívida, evite cobranças abusivas. Evite juros altos. Parcele de uma forma que o cliente consiga cumprir o compromisso.

Se você facilitar a forma de pagamento, maiores são as chances dos endividados quitarem suas dívidas. Ofereça, quando possível, algum tipo de desconto para quitação. Só evite oferecer descontos demais, caso contrário, isso será um convite para o cliente se manter sempre como inadimplente.

 

7 – Treine seus profissionais

Se a tarefa de cobrar o inadimplente for delegada a um colaborador da sua equipe, faça um bom treinamento e reforce os valores da empresa. Lembre-se ainda que o Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado.

Aqui vai uma dica: antes do primeiro pagamento de um novo cliente, sua empresa pode fazer contato para realizar uma pesquisa de satisfação do serviço prestado. Isso valoriza o trabalho de sua empresa.

 

8 – Uso da tecnologia

A tecnologia pode ser muito bem utilizada a favor da empresa inclusive durante as cobranças, sabia? Muitas ferramentas disponíveis no mercado possibilitam a organização, a emissão de notificações, o acompanhamento de clientes inadimplentes e várias outras facilidades para uma gestão de cobranças mais eficiente.

 

9 – Entenda porque o cliente atrasou o pagamento

Se o cliente não cumpriu o pagamento na data estipulada, tente saber o motivo. Não tente adivinhar ou supor o ocorrido. Não acredite de imediato em má-fé, porque às vezes seu cliente pode ter enfrentado algum problema delicado.

Faça contato para entender o que houve e o que pode ser feito para o débito seja regularizado e para que a relação comercial continue existindo. Assim, as duas partes ficam satisfeitas.

 

10 – Justiça é o último caso

O acionamento da Justiça é a última instância de uma negociação para pagamento de dívida malsucedida. Para chegar a esse ponto, consulte um advogado e esteja ciente que sua empresa esgotou todas as possibilidades de negociação.

O cliente pode ficar com nome sujo nos serviços de proteção de crédito. O acionamento da Justiça pode manter o cliente com nome sujo por até cinco anos. Fora que a recuperação da dívida é um processo complicado.

Se não quiser ter problemas, pesquise sempre o histórico do cliente antes de firmar contrato. Dará segurança para você e sua empresa.

 

Conclusão

A inadimplência é um problema sério nas empresas e ela, muitas vezes, não pode ser evitada. O Brasil evoluiu muito em mecanismos para evitar prejuízos no seu caixa, proporcionando, por exemplo, venda em cartão de crédito ou com cadastros de informações prévias para evitar que sua empresa faça negócio com maus pagadores.

Por isso, evite surpresas. Organizar sua empresa ainda é o melhor remédio para não ser surpreendido. Tente trabalhar com uma margem de segurança, porque em caso de qualquer atraso, você terá condições de honrar com fornecedores, por exemplo.

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