De pequenas a grandes empresas, o controle financeiro faz parte de uma das séries de obrigações legais que devem ser cumpridas pelas organizações.

Manter os registros contábeis em dia, permite que a empresa tenha transparência em suas operações e ajuda a identificar falhas que podem ser prejudiciais ao crescimento do negócio.

Quer entender a importância e como fazer uma auditoria contábil em uma empresa? Confira, então, este conteúdo.

 

O que é uma auditoria contábil?

A auditoria contábil é uma análise detalhada de toda a movimentação financeira e econômica de uma empresa.

Todos os documentos necessários são avaliados, como: livros de registros, contas, fluxo de caixa, entre outros. Podem também ser auditados os movimentos patrimoniais da empresa.

 

Qual o objetivo da auditoria contábil?

Além de verificar e analisar as informações financeiras de uma empresa, a auditoria contábil também tem como objetivo indicar processos que podem ser melhorados.

É possível, também, identificar se o patrimônio condiz com os resultados apurados.

É importante dizer que a consultoria contábil não tem o objetivo de apontar culpados, mas sim, identificar processos que podem ser corrigidos de forma preventiva.

A entrega de números validados, permite que os stakeholders criem estratégias que contribuam com a necessidade da empresa.

 

Como fazer uma auditoria contábil?

A auditoria contábil pode ser feita tanto por um profissional interno como por um terceiro, desde que sejam devidamente qualificados para tal função.

Existem 6 etapas a serem realizadas no processo de auditoria contábil, e que estão em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade, são elas:

 

1 – Pesquisa ambiental:

Nesta primeira etapa da auditoria contábil, o auditor irá conhecer o negócio e entender o seu funcionamento. Aqui algumas informações são coletadas, como:

  • Documentos relevantes;
  • Declarações;
  • Notas fiscais – tanto emitidas como recebidas;
  • Manuais internos;
  • Entre outros.

 

2 – Planejamento da auditoria contábil

Cada empresa pode precisar da auditoria com um objetivo específico, por isso, precisa de um planejamento único.

 

3 – Controle interno

Esta etapa da auditoria contábil requer uma avaliação detalhada e minuciosa de todos os documentos e informações coletadas, analisando:

 

  • Declarações enviadas à Receita Federal;
  • Lucros obtidos pela empresa;
  • Fluxo de caixa;
  • Capital;
  • Conciliação bancária.

 

4- Teste de observância

Até a etapa anterior, os dados só haviam sido coletados e analisados. Agora, a auditoria contábil realiza o primeiro teste.

O objetivo é averiguar se os processos da empresa estão sendo realizados adequadamente.

Essa etapa deve ser realizada de forma discreta, para que os envolvidos não percebam que estão sendo auditados e não mudem seu comportamento.

 

5 – Teste substantivo

Esse é o teste que busca provas que justifiquem os valores apresentados nos registros financeiros.

O teste substantivo é um processo demorado, principalmente quando são encontradas inconsistências nos gastos.

 

6 – Parecer do auditor

Depois de revisar todas as informações, o auditor entrega o parecer da auditoria contábil indicando se há ou não erros, o que pode ou não gerar multas e penalidades, e demais informações relevantes.

 

Conclusão

Com este conteúdo, você pôde entender o que é uma auditoria contábil, suas etapas e a importância para uma empresa.

Garantir que obrigações legais sejam cumpridas é realmente muito importante, mas a auditoria contábil também entrega insumos para que donos de empresas saibam como melhorar suas operações.

Agora que você sabe o que é, e quais são as etapas da auditoria contábil, aproveite para entender o que são Demonstrações Contábeis!

 

 

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