Ícone do site Buzaneli

6 dicas para melhorar o faturamento da sua empresa!

Melhorar o faturamento é uma meta para muitos empresários – especialmente em época de pandemia e recessão econômica. Mas, para isso, é fundamental entender muito bem a saúde financeira da sua empresa e também o seu mercado e consumidores.

Para lhe ajudar nessa missão, montamos um conteúdo recheado de dicas interessantes para negócios de todos os portes e setores. Confira!

O que é faturamento?

Antes de mais nada, é preciso entender que faturamento não é sinônimo de lucro ou de receita. Faturamento é todo o dinheiro que a sua empresa tem em caixa, gerado pela venda de produtos ou serviços.

Vamos supor que você venda bolos – cada um ao valor de R$ 50. Se, em um mês, você vender 1000 unidades, seu faturamento mensal será de R$ 50 mil.

Receita

Continuando com o mesmo exemplo, vamos supor que, destes R$ 50 mil, metade você recebeu a vista e a outra metade é referente às vendas parceladas ou ainda a receber. Nesse caso, a receita mensal da sua empresa foi de R$ 25 mil.

Assim, temos que a receita é o valor que efetivamente está no caixa da empresa, e o faturamento é o que você tem agora e o que ainda receberá no futuro referente as vendas já realizadas.

Lucro

O lucro é o valor que sobra depois de você pagar todas as dívidas da sua empresa, como o salário dos funcionários, aluguel do ponto, ingredientes para os bolos que você vende (no caso do nosso exemplo), contas de energia, água, internet etc.

Vamos supor que, por mês, a sua loja de bolos tenha uma despesa de R$ 15 mil. Assim, o seu faturamento será de R$ 50 mil, a receita de R$ 25 mil e o lucro de R$ 35 mil (50 mil – 15 mil de despesas).

Como melhorar o faturamento?

Agora que você já entendeu melhor o que é faturamento, que tal algumas dicas espertas para conseguir aumentá-lo?

1-Fidelize seus clientes

Clientes fiéis são mais baratos de atrair e de manter – e têm um ticket médio recorrente maior, o que é excelente para o seu faturamento mensal. Contudo, com o aumento da concorrência, fidelizar os clientes não é uma tarefa muito simples.

Para conseguir isso, você precisará:

Os programas de fidelidade são boas sugestões, mas para funcionar precisam ser focados nas características e necessidades dos seus clientes. Então, quanto mais você entender essas pessoas, mais fácil será criar programas realmente efetivos – bem como oferecer um atendimento preciso, preço mais competitivo, mais qualidade etc.

2- Aumente os canais de venda

Cada vez mais os clientes estão se tornando omnichannel. Para se diferenciar, é preciso acompanhar essa tendência. Oferecer mais canais de venda traz agilidade e facilidade para o cliente que deseja comprar de você, permitindo, ainda, atender a um público maior.

Assim, além do seu ponto de venda físico e tradicional, que tal oferecer outras soluções, como uma loja online, aplicativo, delivery, compras pelas redes sociais ou outras possibilidades? Antes de sair “atirando para todos os lados”, foque em analisar as características das pessoas que você atende, pensando em quais canais seriam mais interessantes para o perfil e a realidade dessas pessoas.

3- Aumente o ticket médio das vendas

Nem sempre você precisará atrair mais clientes para aumentar o faturamento. Muitas vezes, basta aumentar o gasto de cada cliente na sua loja ou empresa. Chamamos de ticket médio, o valor médio de faturamento de cada venda, calculado pelo faturamento médio das vendas no período, dividido pelo número de vendas no período.

Existem algumas ações que ajudam a aumentar o ticket médio, como: oferecer descontos progressivos por volume (como frete grátis nas compras acima de X reais), combos e kits de produtos ou serviços e descontos para produtos similares (como R$0,50 na batata grande no combo).

4- Faça upselling e crosselling

Upselling é uma estratégia na qual o vendedor sugere um produto adicional ao qual o consumidor está comprando. No crosseling há a sugestão de produtos complementares.

Por exemplo, na nossa loja de bolos, você pode fazer um pedido de kit festa P e o vendedor sugerir que, por R$10, você leve o kit festa M, com 50 salgadinhos a mais. Esse é um exemplo de upsseling. Ou quando o comprador deseja levar somente o bolo, mas, acaba levando, também, o kit festa – que seria complementar (crosselling).

Essa ideia pode ser usada em praticamente qualquer negócio, já que você pode oferecer aos seus clientes produtos e serviços complementares ou adicionais, oferecendo uma experiência diferenciada– e aumentando o seu faturamento.

Nas lojas virtuais, essa sugestão pode aparecer no próprio layout (como naqueles itens como “clientes que visitaram esse produto também viram”).

5- Treine suas equipes de vendas

Equipes de vendas bem treinadas, com processos claros e com informações ricas sobre os clientes conseguem ter resultados melhores. Por isso, o treinamento é fundamental.

É importante que seus vendedores conheçam profundamente a sua empresa e a solução que você vende, entendendo as diferenças entre cada produto ou serviço do seu portfólio. Além disso, uma boa equipe de vendas deve ter informações precisas sobre o perfil dos clientes da sua empresa, as principais características, objeções, desejos etc.

Você também pode oferecer treinamentos em técnicas de vendas, tecnologia e todos os recursos que seus vendedores precisam para bater as metas.

Ainda é possível incentivar sua equipe por meio de promoções, bonificações e gratificações, valorizando a sua força de trabalho.

6- Conheça a concorrência e inove

A melhor dica para aumentar o faturamento é acompanhar a sua concorrência. Ao conhecer muito bem o seu setor, fica mais fácil de inovar e oferecer soluções que, até então, ninguém tem oferecido.

Entenda o que as outras empresas estão fazendo (e não estão fazendo) e pense em soluções inovadoras, capazes de atender plenamente as necessidades dos seus consumidores e diferenciarem a sua empresa na mente do consumidor.

Assim, você será capaz de oferecer algo totalmente diferenciado e com menos concorrência. Essa inovação, é claro, não se restringe apenas a produtos e serviços, mas também a processos, formas de atendimento, canais de contato, marketing etc.

E aí, curtiu nossas dicas para melhorar o faturamento da sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos bacanas como este direto no seu e-mail!