Os meios de pagamento instantâneo e as novas tecnologias estão em franco crescimento. Uma dessas novidades é o WhatsApp Pay, que possibilita receber pagamentos pelo WhatsApp.

A ferramenta permite que você envie e receba dinheiro diretamente nas conversas no WhatsApp, sem taxas adicionais para pessoas físicas. Como 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com as marcas, essa pode ser uma solução interessante para diferenciar seu negócio.

Ficou interessado? Então confira as informações que reunimos sobre a novidade!

Como funciona o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é um serviço que permite transferir dinheiro diretamente pelo aplicativo de mensagens instantâneas. A ferramenta está disponível no Brasil e na Índia (já que são os dois países que mais usam o WhatsApp no mundo).

Ao contrário de outros métodos, o WhatsApp Pay funciona como um iniciador de pagamento. Isso significa que, para usá-lo, o usuário precisará cadastrar os dados de um cartão de débito ou crédito (para os pagamentos a pessoas jurídicas) das bandeiras Visa ou Mastercard.

O serviço é habilitado pelo Facebook Pay, um método autorizado pelo Banco Central, que permite o pagamento no grupo de apps do Facebook. No Brasil, essas transações são processadas pela Cielo.

O WhatsApp Payment permite a transferência de dinheiro entre pessoas físicas e entre pessoas físicas e jurídicas. Nesse último caso, para receber pagamentos via WhatsApp, você precisa usar o WhatsApp Business e poderá fechar vendas diretamente nas suas conversas.

Assim como o PIX, o serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Métodos de pagamento e bancos participantes

Podem ser cadastrados cartões de débito, pré-pago ou cartões múltiplos com a função débito. Além dos cartões serem Visa ou Mastercad, é importante que eles sejam emitidos por bancos que participam desse sistema de pagamento. São eles:

  • Itaú: Mastercad;
  • Bradesco: Visa;
  • Banco do Brasil: Visa;
  • Mercado Pago: Visa;
  • Banco Inter: Mastercard;
  • Neon: Visa;
  • Next: Visa;
  • Nubank: Mastercard;
  • Sicredi: Mastercard e Visa;
  • Santander: Mastercard;
  • Woop (conta digital da Sicredi): Visa.

Para as compras via aplicativo, ou seja, para quem usa o WhatsApp Business e aceita o WhatsApp Pay como forma de pagamento, é possível que o usuário insira um cartão de crédito. Os pagamentos são repassados para os comerciantes em até 2 dias úteis e é possível emitir reembolsos pelo painel da Cielo.

Limites

As transações no WhatsApp Pay têm limites diários (visando a segurança dos usuários contra golpes). É possível enviar até R$1 mil e receber até 20 transações por dia ou R$5 mil por mês. Ao atingir esse limite, não é mais possível realizar pagamentos no WhatsApp.

Os bancos também podem estipular limites para o envio e recebimento de dinheiro pelo WhatsApp.

Não existem limites de valores para as transações para as empresas cadastradas no WhatsApp Business.

Taxas

A boa notícia é que o WhatsApp Pay é isento de taxas para pessoas físicas. Mas, dependendo do banco cadastrado, ele pode cobras taxas em caso de uso do cheque especial.

Para as empresas, contudo, a taxa é fixa de 3,99% por transação.

Funcionamento

A princípios, os pagamentos via WhatsApp estão disponíveis apenas para quem usa o app direto do WhatsApp (não sendo possível acessar o recurso via WhatsApp Web ou desktop, por exemplo).

As transferências são feitas de conta bancária para conta bancária, por isso não é possível incorporar a modalidade a outros sites.

Os valores enviados entre pessoas físicas caem direto na conta bancária do respectivo usuário. Já as transações que envolvem pessoas jurídicas são recebidas dentro de 2 dias.

Segurança

Um dos principais receios dos usuários, que tem trazido dificuldades para o serviço deslanchar, é em relação à segurança. Em relação a isso, é válido destacar que todas as transações são processadas pela Cielo, uma empresa já bastante consolidada no Brasil.

Todas as operações precisam ser aprovadas por meio de biometria ou senha antes de serem efetivadas. Assim não é possível que outras pessoas façam transferências ou pagamentos usando o seu WhatsApp sem que você autorize.

O histórico de pagamentos pode ser consultado por meio do menu de configurações do aplicativo. É só ir em “ajustes” e selecionar “pagamentos”. Lá estarão todas as transferências realizadas com o status de cada uma. Os status podem varia em: efetuado, não efetuado, solicitado, processando, pendente e expirado.

Quando o usuário for verificar o extrato bancário, as operações realizadas via WhatsApp Pay aparecerão da seguinte maneira: FBPAY*WA ou FBPAY-WA e o nome da pessoa que recebeu o dinheiro.

O serviço é regulamentado pela Lei 12.865/2013 referente aos métodos de pagamentos eletrônicos.

Como ativar o WhatsApp Pay?

A configuração do WhatsApp Pay pode ser feita tanto por pessoas físicas como jurídicas. Veja o passo a passo de cada opção.

Pessoas Físicas

Para fazer uma transferência dentro de uma conversa normal, clique no ícone em formato de clipe de papel. Se a função estiver liberada no seu aplicativo, aparecerá a opção “pagamentos”. Selecione essa função. Em seguida:

  • insira o valor da transferência;
  • crie uma senha de 6 dígitos (PIN);
  • forneça nome e CPF;
  • adicione os dados do seu cartão de débito ou crédito (caso esteja fazendo uma compra);
  • requisite o envio do código de verificação (pode ser enviado via SMS, e-mail ou app do banco);
  • confirme o código.

Depois de realizar essas etapas, você já poderá começar a usar o WhatsApp Pay para transferir ou pagar por suas compras.

É só abrir a conversa com a pessoa ou empresa, clicar no clipe de papel e selecionar pagamentos. Insira o valor, selecione o meio de pagamento e confirme a operação usando a senha que você configurou ou a sua biometria.

Pessoas Jurídicas

Nesse caso, a configuração deve ser feita via WhatsApp Business. E é preciso que a empresa tenha uma conta Cielo para habilitar o serviço de recebimento. Se a sua empresa ainda não tem uma conta Cielo é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  • abra o recurso de pagamento (dentro do WhatsApp Business, na tela inicial, clique nos três pontinhos no canto direito e depois em pagamentos);
  • clique em Facebook Pay;
  • selecione “receber pagamentos por vendas”;
  • clique em continuar;
  • configure a conta comerciante Cielo;
  • insira seu CNPJ ou CPF;
  • insira os dados comerciais (nome da empresa e endereço);
  • adicione os seus dados (nome, data de nascimento, e-mail e CPF);
  • insira os dados bancários.

Após esse processo, será preciso aguardar até 3 dias para receber os pagamentos via aplicativo. Se ainda restar dúvidas, você pode conferir esse vídeo explicativo do próprio WhatsApp.

Vale a pena investir no WhatsApp pay para o meu negócio?

O WhatsApp Pay é uma boa opção para as empresas expandirem seus métodos de pagamento e, com isso, conquistar mais clientes.

Lembre-se que o WhatsApp é um dos aplicativos de conversa mais usados pelos brasileiros. Com certeza, você já atende seus clientes por essa plataforma, seja no SAC ou no processo de venda ativa. Assim, oferecer mais essa facilidade pode ser bem interessante.

Muitos deliveries de comida, por exemplo, contam com a opção de pedidos direto no WhatsApp. O usuário, além de fazer o pedido, já pode realizar o pagamento na plataforma, trazendo mais facilidade. O mesmo vale para quem já usa o WhatsApp como ferramenta de venda, como artesãos, prestadores de serviço e outros negócios.

Contudo, é preciso lembrar que existe a cobrança de taxa fixa de 3,99% por transação. Assim é importante analisar qual será a sua margem de lucro por venda, para entender se é vantajoso financeiramente.

Quem tem um e-commerce, não pode linkar diretamente o WhatsApp Pay no site. Mas é possível incluir a opção do usuário iniciar uma conversa via WhatsApp. Para isso, é só instalar um botão no site da loja. Uma vez iniciado o diálogo, você poderá usufruir de todas as funcionalidades, inclusive o pagamento via WhatsApp.

E se você já usa o chat no Facebook, ou tem um chatbot configurado, por exemplo, pode incluir uma indicação para indicar o WhatsApp Pay como uma forma de pagamento, complementando a experiência do usuário.

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