Todo começo de ano, o Leão assombra os brasileiros. Para não ter problemas com a sua declaração de Imposto de Renda 2022, que tal contar com a ajuda especializada de um contador?
O profissional é capaz de tornar esse momento muito mais simples – e ainda assegurar que sua declaração estará de acordo com as exigências da Receita Federal. Quer entender melhor as vantagens desse profissional? Siga conosco!
Por que declarar seu Imposto de Renda com um contador?
Ainda não estão claras as vantagens que um contador pode trazer para a sua declaração de Imposto de Renda? Veja em detalhes.
Auxílio em declarações complexas
Em alguns casos, a presença de um contador é indispensável. Como nas declarações mais complexas. Por exemplo, quando o contribuinte possui várias fontes de renda, faz operações na Bolsa de Valores, possui bens no exterior, tem atividade rural ou vários dependentes.
Ou, ainda, quando o contribuinte obteve ganho de capital ao comprar ou vender diretamente um bem, como um imóvel. Nesse caso, é preciso muito cuidado no preenchimento e importação de dados na parte sobre ganho de capital, no programa da Receita.
Auxílio para profissionais liberais
Outra situação em que um contador é de grande valia é para a declaração de Imposto de Renda de profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados, jornalistas etc.
Isso porque, esses profissionais, devem ter um livro-caixa com as receitas e despesas do seu trabalho. O que muitos não sabem, contudo, é que essas despesas podem ser usadas para dedução no Imposto de Renda.
Se você não tem muita experiência com o assunto, pode ser complexo fazer o lançamento correto das informações – e um contador experiente poderá lhe ajudar bastante. Assim como para migrar os dados do Carnê-Leão para o programa da Receita.
Mais segurança contra malha fina
Independentemente da complexidade da sua declaração, a ajuda de um contador é fundamental para lhe oferecer mais segurança. Muitas vezes, por desconhecimento, os declarantes podem cometer erros que os colocam na malha fina. Nem sempre esse problema ocorre por desonestidade.
Se você não quer correr riscos, o melhor é fazer a sua declaração com um contador especializado e que conheça os trâmites e também as atualizações do IR.
Além disso, o contador estará apto a lhe ajudar a definir o tipo correto de declaração, entender quais itens realmente podem ser deduzidos do IR, entre várias outras decisões que impactam no valor que você terá de pagar de imposto e também na restituição.
Tranquilidade
Começo de ano é sempre uma correria com diversos afazeres. E, por isso, muitas pessoas acabam deixando para se preocupar com o Imposto de Renda apenas perto do prazo final. Até reunir toda a documentação e fazer a declaração, você pode correr o risco de enviá-la atrasada, tendo de pagar multas.
Ao contar com os serviços de um contador, você pode ter mais tranquilidade no seu dia a dia, sabendo que sua declaração será feita por alguém confiável – deixando mais tempo livre para você focar em outros pontos da sua vida.
Quanto um contador cobra para declarar Imposto de Renda?
Não existe um valor fixo cobrado por todos os contadores. Isso dependerá da complexidade da declaração. As declarações mais simples podem custar entre R$80 a R$100. A melhor maneira de descobrir o valor para o seu caso, é solicitando um orçamento.
Como encontrar um contador de confiança para declarar o Imposto de Renda?
Algumas dicas são importantes na hora de encontrar o contador para a declaração de Imposto de Renda. Veja quais são:
- avalie se o contador é inscrito no Conselho Regional de Contabilidade (CRC);
- analise a experiência do contador ou do escritório de contabilidade com declaração de imposto de renda;
- confira as avaliações do escritório ou do contador nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui;
- busque indicações e referências de amigos;
- analise como é o atendimento do escritório, quais são os canais de contato, se as respostas são ágeis e precisas etc.;
- avalie se o escritório oferece serviços adicionais interessantes para o seu caso (como abertura de empresa, declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, entre outros);
- analise o custo-benefício oferecido. Muitas vezes, vale a pena pagar um pouco mais caro, porém ter um serviço melhor, mais confiável e de mais qualidade.
Agora que você já sabe como um contador pode lhe ajudar, que tal fazer sua declaração de Imposto de Renda 2022 com a Buzaneli? Somos referência no setor há mais de 67 anos e contamos com uma variedade de serviços contábeis para você e sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas!