O empreendedorismo feminino é um movimento crescente em todo o mundo, resultado do avanço na garantia dos direitos femininos e à equidade entre homens e mulheres. Graças à essa quebra de paradigma, temos visto uma renovação no mundo dos negócios, com mais espaço para que as mulheres assumam postos mais altos na estrutura empresarial.

Apesar disso, contudo, as mulheres estão à frente de apenas 13% das 500 maiores empresas brasileiras. Assumir o próprio negócio é uma forma de empoderamento e de ascensão para cargos de liderança, com o potencial de colaborar para a modificação desse quadro de desigualdade.

É mulher e está pensando em empreender? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o empreendedorismo feminino e os desafios dessa jornada!

O que é o empreendedorismo feminino?

Empreender é uma atitude de determinação, coragem e inovação, seja para abrir seu próprio negócio, seja para ascender na hierarquia de uma empresa. O empreendedorismo feminino remete a iniciativas de liderança, envolvendo negócios idealizados ou comandados por mulheres.

O empreendedorismo feminino reduz as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira para homens e mulheres e contribui para a diversidade de negócios, graças às perspectivas inovadoras identificadas pelas empreendedoras.

E a presença da mulher no comando de empresas não se refere apenas a direitos iguais, mas a serviços e produtos que se moldam às decisões da gestão feminina. Mulheres são importantes para a estratégia das empresas. Possuem competências comportamentais únicas.

Liderança da mulher

Reconhecer e apostar na liderança feminina contribui na valorização de talentos de uma empresa. As brasileiras empreendem, principalmente, devido à necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira. Ou seja, o negócio próprio ajuda as mulheres a sustentar suas famílias e diminui ou, até, acaba com a dependência financeira de um companheiro, por exemplo.

Segundo o Sebrae, no Brasil existem 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, ou seja, são responsáveis pela principal, muitas vezes, única renda de seus lares.

Em comparação aos homens empreendedores, elas têm escolaridade 16% superior, mas, mesmo assim, suas empresas registram faturamento menor em 22%. Em 2018, por exemplo, os empreendedores brasileiros registraram um rendimento mensal médio de R$ 2.344,00, e as empreendedoras faturaram, em média, R$ 1.831,00 mensalmente.

As mulheres representam 48% dos microempreendedores individuais (MEI) no país, se destacando em setores como beleza, moda e alimentação.

Desafios do empreendedorismo feminino

A maternidade, a dificuldade de se manter no mercado de trabalho e a necessidade de sustentar a família solitariamente são realidades decorrentes da discriminação de gênero no mundo dos negócios.

Outro ponto que pesa para as mulheres é que a taxa de conversão de empreendedoras em “donas de negócio” é 40% mais baixa, pois as mulheres têm maiores índices de desistência em relação aos homens.

A pesquisa Mulheres no Conselho, de 2018 (Deloitte), aponta que 8,6% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no Brasil — no mundo todo, a proporção é de 16,9%. Isso coloca o país na 38º posição do ranking global de liderança feminina nas empresas.

Segundo dados da Rede Mulher Empreendedora (RME), 53% das empreendedoras brasileiras têm filhos, sendo que a maioria busca por horários flexíveis que permitam conciliar as tarefas domésticas e a vida profissional.

Apesar da participação do homem nas tarefas domésticas ter aumentado nos últimos anos, a participação das mulheres ainda tem peso maior. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que os afazeres domésticos consomem 20 horas semanais para as mulheres. No Brasil, a participação do sexo feminino nos afazeres domésticos é de 92,1% contra 78,6% de homens.

Dicas para ter sucesso no empreendedorismo feminino

Lugar de mulher também é à frente de uma empresa. Se você está pensando em integrar as estatísticas que trouxemos e abrir seu próprio negócio, é importante se preparar. Selecionamos algumas dicas para você ter sucesso com sua nova empresa:

1. Organize a sua rotina

A mulher tem um papel importante em uma estrutura familiar, ainda que seja impossível prever situações rotineiras. Mas é possível sim manter atividades profissionais com organização plena da agenda e das tarefas. Quanto mais organização tiver, mais facilmente conseguirá lidar com imprevistos e resolver problemas.

Se você é casada, converse com seu companheiro para dividirem as tarefas do lar. Assim, fica mais fácil conseguir dar conta de toda a demanda.

2. Trace as metas

Metas ajudam você a alcançar objetivos. Defina metas para tudo, tanto para tarefas da casa e dos filhos quanto da sua empresa. Isso te ajudará a cumprir tudo o que é necessário e a manter a motivação ao longo do processo.

3. Se apertar, peça ajuda

Não assuma tarefas impossíveis de serem realizadas. Por isso, não tenha medo dos julgamentos. Jamais se desgaste por vergonha de dizer que não está dando conta de tudo. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza e sim de bom senso, força e inteligência.

4. Busque se aperfeiçoar

A busca por conhecimento ajudará você a ter mais bagagem e responsabilidade na tomada de decisões. Hoje ficou muito mais fácil buscar algum tipo de conhecimento em cursos online. Ajuda bastante para quem tem uma agenda apertada em uma empresa e na vida corrida em casa.

5. O mais importante: saiba dizer não

A mulher precisa aprender a dizer não. Tenha confiança para recursar qualquer coisa que não esteja de acordo com os seus valores e objetivos, incluindo ambiente familiar ou de trabalho.

Desfrute do sucesso

Certa vez a apresentadora Oprah Winfrey disse: “Eu não acredito em fracasso. Não é um fracasso se você gostou do processo”. Existe espaço para as mulheres e cada vez mais muitos tabus estão sendo deixados de lado. E não é porque simplesmente a mulher precisa ocupar este espaço pela igualdade. As mulheres têm alcançado esse mérito.

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