Como se calcula a margem de lucro?
Para que a sua empresa consiga ter uma boa saúde financeira, é importante conhecer alguns conceitos, por exemplo, como se calcula a margem de lucro. Dessa maneira, você poderá entender se o preço de venda está adequado e se as vendas da sua empresa são suficientes para fazer com que seu negócio continue crescendo.
Quer entender o que é margem de lucro e descobrir como calcular? Siga lendo este conteúdo!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro de um produto é aquele valor que a empresa irá lucrar com a venda do item e que poderá ser reinvestido no negócio.
Mas, o que é lucro? Lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas e os custos de execução do trabalho ou para a produção e revenda de determinado produto.
Como calcular a margem de lucro?
Para calcular a margem de lucro, é importante entender alguns custos relacionados a sua empresa. Além disso, você precisa saber que existem diferentes tipos de margens de lucro – e cada uma se calcula de uma maneira.
Margem de lucro bruto
Essa margem é calculada com base no lucro bruto, que representa sua receita total menos os custos das mercadorias vendidas. Esse valor deve cobrir o custo de produção.
A sua fórmula é:
Margem de Lucro Bruto = Receita da venda das mercadorias – Custo das mercadorias / receita total
Vamos supor que as mercadorias que você vende custem R$ 8 mil e o total de vendas da sua empresa tenha sido de R$ 10 mil. Seu lucro bruto foi de R$ 2 mil. Divida esse valor pela receita total, ou seja 2 mil / 10 mil. A margem de lucro bruto será de 0,2. Se quiser saber a porcentagem é só multiplicar por 100 = 20%.
Margem de lucro operacional
Os custos operacionais envolvem tudo o que está relacionado à operação do seu negócio. Se esse valor for muito alto, poderá comprometer sua saúde financeira. A fórmula do lucro operacional é:
Lucro Operacional = Receita total – Despesas comerciais
Entre as despesas comerciais, podemos incluir: custos de bens comercializados, despesas operacionais, depreciação, amortização, despesas administrativas e demais despesas do dia a dia.
Vamos manter o mesmo exemplo anterior, mas adicionar R$500 de despesas operacionais. Nesse caso, seu lucro operacional será de R$ 1500. Ao dividir esse valor pela sua receita total, você terá a margem de lucro operacional de 0,15 ou 15%.
Margem de lucro líquido
A margem de lucro líquido informa o que, realmente, sobra após as vendas dos seus produtos ou serviços. Por isso, ela é tão importante. A fórmula é:
Margem de lucro líquido = Receita total – Todos os custos
Vamos supor que você tenha uma receita total de R$ 10 mil, um custo de R$ 8 mil com mercadorias, R$ 500 de despesas operacionais e R$ 500 de juros, taxas e impostos. Nesse caso seu lucro líquido seria de R$ 1000 ou 10%.
Por que é importante calcular a margem de lucro?
Calcular a margem de lucro ajuda a entender como está a saúde financeira da sua empresa – e ter ideia se as vendas conseguem cobrir os custos e as despesas do seu negócio.
Além disso, caso você vá solicitar um empréstimo ou tentar atrair investidores, sempre será questionado sobre a margem de lucro da sua empresa – e saber informá-la corretamente é crucial.
Outro ponto é que você poderá comparar a sua lucratividade com a média das demais empresas do seu setor, e entender como você está em relação a elas. Se essa margem for muito menor do que a média, esse é um indicativo claro de que está na hora de realizar algumas mudanças, principalmente em relação à redução de custos e a um gerenciamento melhor das finanças da sua empresa.
Qual é a margem de lucro ideal?
Não existe uma margem de lucro ideal para todas as empresas. Tudo dependerá do setor em que você está inserido, do porte do seu negócio e dos custos que você tem para manter sua empresa em operação.
Apesar disso, o que temos, é uma média considerando alguns setores de atuação. Para empresas prestadoras de serviço, o lucro médio deve ser de 20 a 30%, para o comércio, de 10 a 20% e para a indústria, de 7 a 12%.
Como aumentar o lucro?
Depois de fazer os cálculos que ensinamos e de comparar com a média do seu setor, você notou que sua margem de lucro está muito baixa? Existem alguns pontos que podem ser melhorados, como:
- redução de custos: é importante analisar como estão os custos da sua empresa e pensar em estratégias que ajudem a reduzi-los, sem que isso prejudique a sua qualidade. Por exemplo: renegociar contratos de aluguel, fazer parceria com novos fornecedores, reduzir as contas de energia elétrica e de água, trocar o plano de internet etc.;
- melhoria no relacionamento com fornecedores: para quem trabalha com a venda de produtos ou com a produção de itens, o relacionamento com os fornecedores é crucial, para conseguir preços mais atrativos e melhores condições de negociação;
- investimentos em marketing: outra forma de melhorar os resultados da sua empresa é aumentando as vendas. E, para isso, boas campanhas de marketing são essenciais;
- estratégias de fidelização de clientes: clientes fiéis compram recorrentemente e têm ticket médio maior, por isso, vale a pena investir em estratégias de fidelização, como programas de fidelidade, estratégias de relacionamento e outras ações;
- investir em um diferencial competitivo: por que seus clientes preferem comprar de você e não da concorrência? Esse é o seu diferencial competitivo e deve ser muito bem trabalhado, a ponto da sua clientela percebê-lo. São muitos os diferenciais que seu negócio pode ter, como um bom atendimento, produtos e serviços de qualidade superior, preços competitivos, entre outros;
- otimizar os processos: processos lentos e burocráticos podem aumentar os erros, reduzir a qualidade do seu produto ou serviço e deixar seus clientes insatisfeitos. Por isso, otimizar os processos é crucial para melhorar sua margem de lucro. A tecnologia é uma grande aliada nesse ponto.
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