Mesmo com a crise que estamos vivendo, 2020 registrou um aumento de 6% no número de novas empresas abertas comparada com 2019. Foram abertas 3.359.750 empresas, de acordo com os dados do Ministério da Economia.

E quando o assunto é abertura de empresa, o que não faltam são dúvidas. Se você quer integrar esses dados e tirar do papel a ideia de abrir seu novo negócio, siga lendo este conteúdo!

O que fazer para abrir uma empresa?

Antes de pensar nos passos burocráticos para a abertura de empresa, é fundamental fazer um bom planejamento, entendendo melhor o seu mercado e os pontos fortes e fracos da sua concorrência.

Depois, será preciso elaborar o Contrato Social, um documento que precisa constar informações como: razão social, tipo de empresa, atividade exercida, capital social, divisão dos lucros entre os sócios e parte do capital que cada um integrou, como será feita a sociedade etc.

Não se esqueça de, na fase de planejamento, realizar também um planejamento financeiro, prevendo o capital de giro necessário, previsão de vendas, custos e outros pontos cruciais.

Quais os documentos necessários para abertura de empresa?

Embora as etapas de abertura de empresa sejam vastos, a documentação exigida não é tão grande.

Em geral, é preciso: cópia autenticada do RG e CPF de todos os sócios, certidão de casamento ou de nascimento dos sócios, cópia do comprovante de endereço, cópia comum do IPTU ou outro documento que tenha a inscrição imobiliária ou indicação fiscal do imóvel, além do Contrato Social. E ter ciência se a atividade que você pretende exercer no imóvel é permitida. Para isso, é preciso ter a certidão de uso desolo emitida pela Prefeitura.

Quais as etapas para fazer a abertura de empresa?

O processo em São Paulo é feito por meio do Integrador Estadual, que abrange todos procedimentos de Junta Comercial para a liberação do Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE) e também para emissão do CNPJ.

 

Com a certidão de uso de solo em mãos, você terá de solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura – e, dependendo do tipo de negócio, poderá ser necessária a obtenção de alvarás como da Vigilância Sanitária ou do Corpo de Bombeiros.

Para mais dicas sobre o passo a passo de abertura de CNPJ, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre o tema!

Preciso registrar minha marca?

Registrar a sua marca é um passo importante para formalizar seu negócio. Sem esse registro, qualquer outra pessoa poderá reclamar a sua marca e colocar a sua empresa em apuros.

Então, no passo a passo da abertura de empresa, é fundamental realizar o registro de marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O registro é válido por 10 anos e evita que a sua empresa tenha problemas com a marca.

Quanto tempo demora a abertura de empresa?

Abrir uma empresa não é um processo tão demorado. Quando nenhuma intercorrência acontece, esse processo demora de 45 a 60 dias. Mas com o auxílio de um contador, esse processo pode ser mais rápido e mais eficiente.

Como um contador pode ajudar?

Um contador é figura central no processo de abertura de empresa. Ele é capaz de lhe assessorar em todos os trâmites, agilizando processos burocráticos e também auxiliando na tomada de decisões cruciais para sua nova empresa, como a decisão do regime tributário.

Escolhas erradas podem trazer graves problemas ao futuro negócio, que impedem que ele consiga lucrar e se manter. Optar por um regime tributário não adequado, por exemplo, poderá incorrer em custos extras desnecessários que podem colocar em risco o caixa do seu novo negócio.

Assim como deixar de fazer alguma etapa fundamental do processo pode trazer questões futuras com a sua empresa, algo que nenhum empresário deseja, não é mesmo?

Com essas dicas, ficou mais fácil fazer a abertura de empresa? Se você está em busca de um bom contador, venha conversar conosco e saiba como podemos ajudá-lo a transformar o sonho do seu negócio em realidade!

Artigos Recomendados