Empreender é uma tarefa que requer muito planejamento e disciplina. É uma atividade cada vez mais em alta no Brasil, com recorde de empresas abertas no último ano e com oportunidade de bons negócios para quem quer seguir com seus próprios projetos.
Abrir uma empresa não é uma tarefa tão fácil. Requer não só cuidado nos preparativos, como atenção redobrada quando o seu negócio já estiver em funcionamento ou operação.
Por isso, preparamos um guia completo de empreendedorismo para você. Se este artigo já interessou, continue lendo e tire todas as duas dúvidas.
O que é empreendedorismo?
Empreender é exercer a sua capacidade de planejar e constituir um novo negócio. É estimular sua capacidade de criar algo à frente, de ser criativo. É a oportunidade para transformar seus ideais em algo que lhe dê retorno financeiro.
Empreendedorismo é criar uma empresa que seja rentável para o empreendedor – ou empreendedores, se a opção for trabalhar ao lado de sócios. Ser empreendedor é ser aquele que trabalha por soluções e consegue ir muito mais além da expectativa do seu público.
Empreender é uma decisão que vai muito além de ter simplesmente seu próprio negócio. É ter coragem de acreditar no seu ideal e torná-lo algo que lhe dê plenas condições de rentabilizar no futuro.
Como empreender?
Empreender é ter ideia do que pretende como negócio. A partir daí, é importante seguir os passos a seguir para alcançar o tão desejado sucesso. Vamos nessa?
Faça uma pesquisa de mercado
Antes de empreender e de iniciar um novo negócio, é preciso observar o mercado e procurar entender as necessidades do público para formatar sua ideia. Lembre-se que é a partir de informações coletadas que conseguirá estabelecer um planejamento para o início das atividades de sua empresa.
Algumas perguntas devem ser respondidas nessa pesquisa de mercado, como:
- existe público-alvo para o seu negócio?
- você consegue observar as necessidades desse público-alvo?
- existe concorrência? E o que ela oferece?
- seu negócio oferece algum diferencial em relação à concorrência?
São questões básicas, mas que ajudarão a entender o mercado antes de dar o “start” na sua empresa. Procure ser o mais abrangente possível, porque assim terá noção dos desafios que encontrará, principalmente no início da operação.
Conhecendo com exatidão o mercado e o público que pretende atingir, mais facilmente você alcançará os resultados. Procure tirar todas as dúvidas antes de dar o primeiro passo, porque é nesta fase onde é possível ajustar e até aperfeiçoar a ideia inicial.
A pesquisa de mercado permite entender como o setor funciona, por isso, considere esta como uma das etapas mais importantes do empreendedorismo.
Crie a marca de seu empreendimento
Quando você define qual será o modelo de negócio, após uma ampla pesquisa de mercado, você precisa começar a definir a identidade de sua empresa, como nome, logomarca, estabelecer missão e um slogan assertivo.
Uma marca pessoal precisa ser cativante e atrativa o bastante para criar uma completa sintonia e chamar a atenção do público-alvo. Uma boa marca não pode ser esquecida pelo consumidor.
Aprenda a criar um plano de negócios
Muitas empresas às vezes sucumbem pela falta de planejamento. O erro pode ocorrer antes mesmo da abertura da empresa, quando o empreendedor não se preocupa em criar um plano de negócio para alcançar o sucesso desejado.
Muitos empreendedores acabam pulando esta etapa ao iniciar um negócio. E começar uma empresa sem um plano de negócios, é o mesmo que construir uma casa sem um alicerce. A chance de dar algo errado é muito grande. E definitivamente, esse risco não compensa.
Para facilitar a organização de sua empresa, criamos um passo a passo para a organização do seu plano de negócio. Confira:
- Você já tem a proposta e o objetivo do negócio?
- Você já pensou nos principais produtos e serviços a serem ofertados?
- Você já pensou em quais clientes pretende atingir?
- Você já pensou na localização de sua empresa?
- Você já pensou no investimento necessário para montar seu negócio?
- Você já pensou no faturamento desejado?
É claro que estas são só algumas perguntas, e nenhum delas pode ficar sem resposta ou com respostas vazias ou incompletas. Para facilitar a organização, elabore um projeto descrevendo basicamente:
- qual é o nome da empresa que você deseja criar, missão e objetivos, as atividades, regime tributário (e neste caso, sempre procure por um especialista da área) e fonte dos recursos a serem investidos;
- a análise de concorrentes, que é o que chamamos de benchmarking e um completo estudo e definição do público-alvo e personas. Seja criterioso quanto à faixa etária do público-alvo, o que esse público pode esperar de sua empresa, onde o reside, concorrentes, com seus produtos e serviços oferecidos, dentre outras perguntas importantes;
- fornecedores, que são peça chave para um negócio de sucesso. Eles podem ajudar a sua empresa a se destacar em relação à concorrência e devem ser listados no plano de negócios.
- localização de sua empresa, levando em consideração que se o ramo de atividade for um comércio, é preciso ter acesso facilitado, estacionamento ou vagas nas proximidades, uma boa identidade visual e, é claro, o imóvel precisa dispor da estrutura necessária para você exercer sua atividade empresarial.
- operação do seu negócio, levando em consideração mão de obra, mobiliário, equipamentos, definição de processos e departamentos, etc.;
- plano financeiro para definir o investimento inicial para operação, previsão de despesas e custos operacionais, estimativas de receita, fontes de recursos para financiamento do negócio, prazo para recuperação de investimento e projeção de lucros;
- marketing, afinal de nada adianta oferecer os melhores serviços ou produtos se seu negócio não tiver interessados em pagar por eles. Defina as estratégias de marketing a serem adotadas e o investimento disponível para este fim.
O dia a dia da sua empresa
O bom funcionamento da sua empresa obriga a uma boa organização diária, com controle absoluto de entradas e saídas, que é o que chamamos de fluxo de caixa. Esse planejamento depende sobretudo de muita disciplina, para que nada escape de suas mãos e para que não se surpreenda com contas vencidas e a falta de dinheiro em caixa para pagá-las. A boa gestão é necessária para que sua empresa fique em dia.
Controlar as informações pode ser a chave para tomar decisões mais seguras. Quanto mais informação, mais preparado você se sente, independentemente do cenário. Verifique onde ocorrem desperdícios e tente contê-los. No entanto, é importante lembrar que você não deve reduzir os custos até o limite. A qualidade ofertada ao cliente não pode ser reduzida, pois isso pode acabar com a imagem de uma empresa.
Outra preocupação que você deve ter é que qual categoria profissional você se encaixa:
- microempreendedor Individual (MEI);
- microempresa (ME);
- empresa de Pequeno Porte (EPP);
- empresário Individual (EI);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- sociedade Limitada (LTDA);
- sociedade Anônima (SA).
As principais diferenças entre as sete categorias profissionais citadas acima são: o teto limite de faturamento, a tributação que será aplicada ao negócio, se há ou não sociedade e a quantidade permitida de funcionários.
Conte com a ajuda de um especialista
A presença de um contador vai lhe ajudar com questões como tributação, gerar nota fiscal, folhas de pagamento dos funcionários, criar registros contábeis, controlar o fluxo de caixa e o capital de giro, entre muitas outras atividades.
Portanto, conte com a ajuda desses profissionais para que você não tenha que lidar diretamente com a parte burocrática da empresa.
É claro que existem muitos outros detalhes que podem lhe ajudar. De qualquer forma, seja proativo, comprometido, autoconfiante e lembre-se de que você não está sozinho nessa empreitada. Desenvolva uma rede de contatos que sirva como apoio para esses momentos difíceis. E boa sorte!
Agora já sabe tudo sobre empreendedorismo? Se deseja empreender com qualidade e sucesso, conte com ajuda de profissionais, como a Flávio Buzaneli Serviços Contábeis. Acesse o Facebook, o Instagram ou o LinkedIn para conhecer todos os serviços.